Para o Presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, a celebração do 7 de Setembro também é o momento de defender a harmonia entre os três Poderes. Foto: CMFor.

Em alusão ao dia 7 de Setembro, o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, o vereador Antônio Henrique (PDT), destacou a importância da convivência harmônica entre os poderes constituídos, defendendo o diálogo entre as instituições.

De acordo com o parlamentar, “qualquer ação de silenciamento e violência não pode ser considerada democrática e temos que repudiar”.

“Acho que essa data é a oportunidade para a gente fazer uma reflexão histórica do que fomos, do que somos e do que queremos ser. Há quase 200 anos fizemos escolha pela nossa soberania e iniciamos uma história de conquistas em nome do nosso povo”, destacou.

De acordo com Henrique, a conquista da liberdade foi possível a partir da democracia, que em sua avaliação é o principal instrumento da independência.

“Quero destacar a importância da convivência harmônica dos poderes. A democracia não se faz apenas com uma concordância, mas com diálogo e pensamentos divergentes em busca de um consenso. Reforço que pensar divergente não nos faz inimigos. Não podemos esquecer que sem um diálogo, fazemos uma escolha pela ruptura”, afirmou o chefe do Legislativo Municipal.

Ele também lembrou que a população brasileira sempre foi caracterizada pela sua união, o que foi interrompido a partir do pleito eleitoral de 2019. Para o pedetista, a celebração do 7 de Setembro também é o momento de defender a harmonia entre os três Poderes. “Como presidente desta Casa, sempre prezei pelo diálogo e consensos. Aqui os pensamentos divergentes sempre foram respeitados e ouvidos, e continuarão sendo, porque essa é a minha visão de democracia”.

“Qualquer ação de silenciamento e violência não pode ser considerada democracia e temos que repudiar. Ao mesmo tempo, devemos aplaudir aqueles que defendem as liberdades individuais e o respeito. Sei que estamos enfrentando momentos complicados. A crise vivenciada em todo o mundo, aprofundada pela pandemia, nos traz desafios e aprofunda as questões que já existem em nosso País. Mas sei que o povo é maior que todos os desafios que o destino nos colocou” – (Antônio Henrique)

Apesar da mensagem feita por Antônio Henrique, vereadores bolsonaristas fizeram convite para população se manifestar nas ruas, no dia 7 de Setembro. Sargento Reginauro (PROS), por exemplo, afirmou que as manifestações serão pacíficas e querem protestar pelo direito à liberdade. “Estão lutando por liberdade e respeito à Constituição, que é o que está faltando por parte de ministros do STF. Estão se achado deuses, mas não são eles que mandam, porque o poder emana do povo”, disse.

Veja trecho do discurso do presidente da Câmara Municipal de Fortaleza: