Presidente da Frente, deputada Érika Amorim enalteceu o trabalho desenvolvido no hospital – referência Norte e Nordeste em residência em psiquiatria. Foto: Reprodução/ AL-CE

A Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental e Combate à Depressão e ao Suicídio foi a campo na última segunda-feira (27) e visitou as estruturas do Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), equipamento do Governo do Ceará localizado no bairro da Messejana.

A atividade é parte das ações em alusão ao Setembro Amarelo e atendeu a requerimento da presidente do colegiado, a deputada Érika Amorim (PSD).

A visita foi realizada em conjunto com a Comissão de Seguridade Social e Saúde da Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE), presidida pelo deputado Guilherme Landim (PDT).

”Viemos ver de perto não só a estrutura do equipamento, mas também a questão dos profissionais que atuam por aqui e os pacientes que buscam esse atendimento. Observar quais os principais desafios e levar ao Governo do Estado essas demandas, no sentido de buscar cada vez mais melhorias”, informou a parlamentar, terceira secretária da Mesa Diretora da Assembleia. Ela enalteceu o trabalho desenvolvido no hospital – referência Norte e Nordeste em residência em psiquiatria.

Diretor geral do HSM, Frederico Emmanuel pontuou que a visita da frente parlamentar lança uma luz sobre esse importante equipamento de saúde. ”É uma grande oportunidade para mostrarmos, em um mês tão simbólico quanto o setembro, as demandas que são atendidas por aqui, demandas de crise de saúde mental, psicose, dependência química, depressão e risco de suicídio. E mais: valorizar e dar mais visibilidades para os equipamentos e profissionais que lidam com a saúde mental”, enfatizou.

Para ele, receber os deputados ”foi uma grande oportunidade para, também, estreitarmos vínculos e buscarmos possibilidades de apoio, de suporte e de melhorias para a população”.

O estigma em relação à pauta do suicídio foi abordado pelo diretor clínico do hospital, Helder Gomes. ”Os índices estão crescentes. As pessoas demoram muito para procurar atendimento, e a própria família e amigos muitas vezes não sabem como agir. E quanto mais a demora, mais grave a situação fica e pior o tratamento a longo prazo. A orientação que inclusive discutimos hoje é: não está se sentindo bem, procure atendimento psicológico, procure atendimento psiquiátrico”, defendeu.

A visita também contou com a presença do deputado Heitor Férrer (SD).

Sede

O Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto é referência para o atendimento em psiquiatria no estado do Ceará. Integrante da rede hospitalar do Sistema Único de Saúde (SUS), o HSM dispõe de dois hospitais-dia com sessenta leitos. Possui atendimento com emergência 24 horas em saúde mental e é campo de estudo, pesquisa e formação para profissionais da área de saúde mental.

Fonte: Assembleia Legislativa do Estado do Ceará