Dr. Fernando Hugo criticou pessoas que se aproveitaram da pandemia para “aparecer como Messias salvador e redentores” . Foto: ALECE.

A Assembleia Legislativa do Ceará prestou homenagem aos profissionais da saúde que atuam na linha de frente do combate ao novo coronavírus (Covid-19), nos centros hospitalares do Ceará. O evento aconteceu na sessão de quinta-feira (09/9).

Retornando à Casa, após quatro meses de licença parlamentar, Dr. Carlos Felipe (PCdoB), disse ter aproveitado o período para visitar hospitais e vivenciar o trabalho dos profissionais no enfrentamento à Covid-19 e outras doenças.

“Eu testemunhei o compromisso e o trabalho deles com a vida das pessoas. Eles saíram de suas casas para trabalhar, expuseram suas famílias [ao vírus], em momentos que, sequer, tinham EPIs [equipamentos de proteção individual] necessários para enfrentar a doença nos hospitais. Como era difícil tratar um paciente com Covid nas Unidades de Terapias Intensivas [UTIs], principalmente nos momentos de intubação, da traqueostomia”, relatou.

O comunista, que é formado em Medicina, também valorizou o esforço de enfermeiros e técnicos de enfermagem que, mesmo sem as devidas compensações salariais, atuam defendendo a vida dos adoentados.

Ademais, lamentou a existência de uma briga política entre laboratórios, como os produtores das drogas cloroquina e ivermectina, no combate ao novo coronavírus, e elogiou o atual ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, por dar fim a esta discussão.

Carlos Felipe parabenizou a atuação o ex-secretário de Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto), e do atual secretário da pasta, Marcos Gadelha.

Por fim, o parlamentar do PCdoB reconheceu a importância do Sistema Único de Saúde (SUS), pela sua presença em todo o território nacional, por isto, facilitando a vacinação da população brasileira contra a Covid-19. 

O também médico deputado Fernando Hugo (Progressistas) fez coro à fala do colega. Lembrou das dificuldades trazidas pelo novo coronavírus aos médicos brasileiros e que nenhum fenômeno pandêmico deve ser tratado com a “bandeira da politicagem na frente”, propiciado por alguns políticos.

“Os médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, laboratoristas, bioquímicos e fisioterapeutas, ou seja, todos aqueles que, da porta do hospital até o momento da alta hospitalar, dedicaram-se de corpo e alma salvando, graças a Deus, milhões de pessoas”, elogiou.

Dr. Hugo, em seu discurso, homenageou o ex-vereador de Fortaleza e médico, Iraguassú Teixeira, vitimado pelo novo coronavírus (Covid-19) em fevereiro deste ano.