Elmano de Freitas (PT) lembrou que as manifestações são justas e destacou que PT precisa se aproximar da população. Foto: Miguel Martins.

O deputado estadual Elmano de Freitas (PT) lamentou que as manifestações convocadas para o próximo dia 12 de setembro, contra o presidente Jair Bolsonaro, tenham também como uma de suas pautas se posicionar contrário ao ex-presidente Lula. O parlamentar, porém, defendeu união de todos aqueles que defendem a democracia e divergem de atos autoritários, como os que foram praticados pelo chefe do Executivo nacional nos últimos meses.

“Nós não podemos estar numa manifestação que tem como referência se posicionar contra o presidente Lula. Respeitamos cada manifestação, o Brasil tem várias forças políticas, mas vamos discutir com nosso povo. A tarefa do PT, neste momento, é ouvir os reclames da população”, apontou.

Segundo ele, o que o ex-presidente Lula fez em suas gestões foi de fundamental importância para o povo mais pobre, mas é preciso olhar para a frente, uma vez que, em sua avaliação, o Brasil de 2023 terá mais dificuldades do que aquele que o PT recebeu em 2003, quando da primeira gestão petista.

“O Bolsonaro vai entregar um País com muita dificuldade, pela incompetência, despreparo e desconhecimento. Só piorou as condições de vida para o povo pobre. O PT tem que estar preparado para tirar a população desta situação”, disse o petista.

De acordo com ele, é natural que diversas forças políticas se apresentem, neste momento, visando o pleito eleitoral de 2022. No entanto, para o parlamentar, é importante que aqueles que defendem a democracia estejam reunidos em um segundo momento. “É natural termos mais de dois candidatos no primeiro turno. No segundo turno, a tendência é termos uma disputa entre Lula e Bolsonaro. Aqueles que zelam pela democracia vão se juntar”, apontou.

Veja o posicionamento do petista Elmano de Freitas: