De acordo com deputado Acrísio Sena, tanto Guilherme quanto Lobo serão integrantes da chapa petista em busca de fortalecimento dos quadros do partido. Foto: Miguel Martins.

Os vereadores de Fortaleza, Guilherme Sampaio, e do Crato, Pedro Lobo, ambos do Partido dos Trabalhadores (PT), vão assumir vagas deixadas por deputados petistas Moisés Braz e Elmano de Freitas, que se licenciarão para oxigenar a legenda pelos próximos meses.

O objetivo da agremiação é apresentar os dois nomes ao eleitorado cearense, já que a dupla fará parte da chapa que disputará as 46 cadeiras na Assembleia Legislativa do Estado.

No primeiro semestre, a bancada do PT se reuniu com o presidente estadual da sigla, Antônio Filho, o “Conin”, e com os dois vereadores, quando foi definido que o partido garantiria a participação dos parlamentares na Casa por até quatro meses.

Guilherme Sampaio já protocolou requerimento na Câmara Municipal de Fortaleza, solicitando licença para assumir o mandato de deputado estadual. A matéria será lida na sessão ordinária desta quarta-feira (11).

O petista esperava tomar posse em sessão híbrida da Assembleia Legislativa, nesta quinta-feira (12), mas devido a morte do ex-deputado Antônio Tavares, é provável que a plenária seja suspensa, já que é tradição da Casa, o que inviabilizaria a realização do ato como seria desejo do parlamentar.

Pedro Lobo, por outro lado, deve assumir somente com o pedido de licença do líder do PT na Assembleia, Elmano de Freitas. De acordo com o deputado Acrísio Sena, tanto Guilherme quanto Lobo serão integrantes da chapa petista em busca de fortalecimento dos quadros do partido na Casa. “É uma ação coordenada pela bancada em comum acordo com o PT, com nosso presidente e os dois suplentes”.

No caso de Guilherme Sampaio, quem assume sua vaga na Câmara de Fortaleza é o suplente Dr. Vicente.

Ainda segundo Acrísio Sena, o PT realizou consulta junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) e constatou-se diversas jurisprudências onde se permitiu que um vereador assumisse a vaga de deputado sem perder o mandato. “Vamos tocar essa realidade no Ceará. O deputado se licencia para tratar de interesse particular e não terá direito a salário, à VDP. Não terá acúmulo de despesas”, disse.