Larissa Gaspar foi ameaçada após sanção da Lei que proíbe utilização de fogos de artifício barulhentos. Foto: CMFor.

Nesta segunda-feira (02/8), durante abertura dos trabalhos na Câmara Municipal de Fortaleza, os vereadores se solidarizaram com Larissa Gaspar, do PT, que recentemente foi ameaçada de morte nas redes sociais, por ter apresentado e aprovado projeto que impede a comercialização de fogos de artifício barulhento na cidade.

O episódio chamou a atenção de diversos políticos em nível nacional, já que o País ainda está comovido com o assassinato da ex-vereadora Marielle Franco, do Rio de Janeiro, morta em março de 2018.

O vereador Guilherme Sampaio (PT) chamou atenção da Casa, destacando que os ataques e ameaças sofridos por Larissa Gaspar são decorrentes da sua função parlamentar e atuação política, o que é grave para a democracia. Segundo ele, esta é uma causa que deve interessar a todos os 43 vereadores da Casa.

“Eu passei por cousa semelhante na ocasião da votação do projeto dos “paredões de som”. Em nome dos colegas, gostaria de manifestar não só nosso reconhecimento de sua combatividade e prestar toda solidariedade diante da situação de tentativa de intimidação. Temos certeza que isso não terá efeitos sobre sua coragem e combatividade“, disse.

O presidente da Câmara, Antônio Henrique (PDT), afirmou que a Casa não admite o que ocorreu com a vereadora. “Não aceitaremos que isso ocorra com nenhum parlamentar no exercício de seu mandato”, disse.

Larissa Gaspar afirmou que o momento foi difícil, mas solucionado. ‘Estou me sentindo tranquila e só posso agradecer a solidariedade que recebi de todos e todas. Todos foram muito solícitos comigo”, afirmou.

Depois de toda a repercussão do caso, no dia 28 de julho passado, um homem foi preso, suspeito de ameaçar a vereadora em mensagens na internet. Ele foi capturado pela Polícia Civil no Bairro Jardim Guanabara, 12 horas após a comoção gerada nas redes sociais.