Projeto é de Danilo Lopes (Podemos). Foto: CMFor.

Está tramitando na Câmara Municipal de Fortaleza projeto de Lei que institui o programa “Jovem Agente Ambiental”, que tem como objetivo  promover a educação ambiental com cursos específicos e estimular o tema nas escolas, além de qualificar a juventude social e profissionalmente por meio de ações socioambientais.

A medida é de autoria do vereador Danilo Lopes (Podemos), que afirmou que a Capital cearense é uma das cidades mais sujas que ele conhece.

Na opinião do parlamentar, a sujeira na cidade se deve à falta de educação de parte da população bem como por conta do serviço público que não atua de forma ideal. “O lixo e a pichação são coisas que podem deixar uma cidade feia. Primeira coisa que faço quando chego em uma cidade é verificar como é a limpeza urbana, e posso dizer que Fortaleza é uma das cidades mais sujas que eu conheço. Existe o problema da falta de educação da população, mas também da coleta de lixo”, disse.

Ele destacou o bairro Pirambu como um exemplo a ser seguido pelos demais logradouros do Município, já que houve uma ação educativa para que as pessoas cuidassem do lixo do local. “O Pirambu é mais limpo que a Varjota. Salvador era uma cidade suja e a gestão do ACM Neto fez ela ficar limpa. O Rio de Janeiro ficou limpo porque multa quem jogar lixo nas ruas”, avaliou.

De acordo com o parlamentar, Fortaleza pode passar por uma transformação da conscientização da população com o chamado Jovem Agente Ambiental, onde a juventude poderá orientar as demais pessoas sobre a importância da coleta sustentável do lixo.

“Podemos melhorar a questão da coleta através da educação. E a gente, enquanto vereador, tem que fiscalizar a coleta de lixo e verificar o que acontece para que se acumule em vários locais. Temos que ficar atentos para que a cidade seja limpa”, afirmou.