Ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT), na foto com o governador Camilo Santana (PT) e o senador Cid Gomes (PDT), já está de volta a Fortaleza. Foto: Facebook/cidgomes.

O ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), após concluir seus estudos em São Paulo, onde estava desde o mês de janeiro passado, logo depois de transmitir o cargo de prefeito ao seu sucessor José Sarto (PDT), chegou a Fortaleza neste sábado (28) e já no início da semana, no seu escritório político, inicia os contatos presenciais com correligionários.

Roberto é, segundo o senador Cid Gomes (PDT), o candidato natural do seu partido à sucessão do governador Camilo Santana, apoiado nas pesquisas internas do PDT, embora outros nomes, do mesmo partido, trabalhem para ser o escolhido, no caso o deputado federal e secretário de Planejamento, Mauro Filho, e o deputado estadual e secretário de Cidades, Zezinho Albuquerque. Estes, por sinal, assumirão o compromisso de um apoiar o outro após resultado de pesquisas no início do próximo ano.

Cid, embora tenha declarado ser Roberto Cláudio o nome melhor posicionado nas pesquisas de opinião para suceder o governador Camilo (PT), ainda não há definição de nome sobre o candidato a governador no grupo governista.

Desde já, o único nome definido na chapa majoritária a ser apresentada pelos governistas, em 2022, é o de Camilo Santana ao Senado Federal. Até o ex-presidente Lula, quando esteve recentemente no Ceará, aprovou o nome de Camilo para o Senado em aliança com o PDT.

Roberto Cláudio, em oito anos no comando da Prefeitura de Fortaleza, conseguiu formar um grupo de aliados, alguns deles hoje na Câmara Municipal da Capital. Segundo alguns desses, no momento, os contatos de Roberto com os correligionários não serão direcionados unicamente ao projeto de chegar ao Governo do Estado, pois ele não quer atropelar o processo de escolha do candidato dentro da base governista.