Membros da Mesa Diretora do biênio 2021-22. Foto: ALECE.

Projeto de Resolução nº 15/21 que cria o programa estadual “Um Caminho para a Inclusão”, de autoria da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Ceará, tem o objetivo de realizar ações com o intuito de promover compreensão, apoio, educação, saúde, qualidade de vida, trabalho e combate ao preconceito com as pessoas portadoras de Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Síndrome de Down, ampliando o apoio às famílias, aos profissionais da saúde e de assistência social, além de promover o respeito às diferenças.

Entre as ações previstas estão palestras, seminários e outros tipos de eventos, além de reconhecimento de iniciativas legislativas que contribuam para melhorar a qualidade de vida e desenvolvimento das pessoas com o TEA ou Síndrome de Down.

Também será atualizado e distribuído o Guia de Informações sobre Transtorno do Espectro Autista, bem como a elaboração e distribuição do Guia de Informações sobre Síndrome de Down.

A Assembleia cearense vai realizar uma campanha de conscientização em todas as microrregiões do Estado, com participação de equipe multidisciplinar, com parceria de órgãos públicos, instituições públicas e privadas, organizações sociais, associações etc.

Os membros da Mesa Diretora destacam, no texto do projeto, que a iniciativa vai trazer benefícios não apenas para as famílias, mas poderá ajudar até a evitar custos para o Estado e, principalmente, será benéfico para a sociedade.

“O Estado vivenciará a verdadeira inclusão social e perceberá que o exercício dos direitos não é um ônus, mas oportunidade de desenvolvimento por meio do convívio e do aprendizado a partir das diferenças”, concluem os parlamentares.

A proposição deve ser apreciada durante sessão plenária deliberativa, quando colocado em pauta pelo presidente da Casa.

Com informações da ASCOM/ALECE.