Inicialmente vão ser instalados dois canais: a TV Brasil (emissora pública da EBC) e a TV da Câmara Federal. Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil.

Em breve, a população de 97 municípios dos estados do Ceará, do Piauí e do Rio Grande do Norte vai poder assistir a programação da TV Brasil – emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e a programação da TV Câmara.

A medida faz parte da primeira fase do programa Digitaliza Brasil, criado pelo Ministério das Comunicações para levar o sinal de TV digital aos brasileiros.

A Portaria do Ministério que autoriza a instalação da infraestrutura nas 97 cidades foi publicada quarta-feira (11). Os municípios não terão custo algum, e serão beneficiados com mais qualidade de som e imagem.

No Ceará, 48 cidades serão beneficiadas: Abaiara, Aiuaba, Alcântaras, Altaneira, Antonina do Norte, Araripe, Aratuba, Arneiroz, Assaré, Baixio, Capistrano, Catarina, Chaval, Choró, Farias Brito, Fortim, General Sampaio, Granjeiro, Guaraciaba do Norte, Hidrolândia, Ibiapina, Independência, Ipaumirim, Itaiçaba, Itapiúna, Itatira, Jaguaretama, Jaguaribara, Jati, Lavras da Mangabeira, Meruoca, Mulungu, Novas Russas, Novo Oriente, Ocara, Orós, Pacujá, Parambu, Pedra Branca, Penaforte, Pereiro, Poranga, Porteiras, Potengi, Saboeiro, Santana do Cariri, São Luis do Curu e Umari.

Segundo o Ministério das Comunicações, o objetivo do programa Digitaliza Brasil é levar o sinal digital a mais de 1,6 mil municípios de todo o país que têm apenas o sinal analógico.

Já foram convocadas para aderir ao programa 258 cidades do Ceará, Piauí, Paraíba, Maranhão e Rio Grande do Norte.

Inicialmente, vão ser instalados dois canais de televisão digital nesses locais: a TV Brasil, emissora pública da EBC; e a TV Câmara, que transmite as sessões e conteúdos da Câmara Federal.

Fonte: Agência Brasil.