Encontro aconteceu na residência do presidente do MDB, Eunício Oliveira. Petistas vão dialogar com outros partidos. Foto: Divulgação.

Os deputados federais Luizianne Lins e José Airton Cirilo continuam sua jornada em busca de consolidar uma candidatura própria do Partido dos Trabalhadores (PT) ao Governo do Estado do Ceará, sem a participação do PDT. Na noite de terça-feira (24), os petistas se reuniram com o presidente estadual do MDB, o ex-senador Eunício Oliveira, e discutiram a possibilidade de as duas legendas estarem unidas em uma eventual aliança para o pleito de 2022.

A reunião acontece logo após o ex-presidente Lula ter visitado o Ceará e realizado diálogos com diversas lideranças políticas, incluindo o vice-presidente do PDT no Estado, Cid Gomes, umas das principais lideranças da legenda. As críticas do ex-governador Ciro Gomes e do prefeito de Sobral, Ivo Gomes, contra o líder petista tem motivado o interesse dos deputados federais em buscar alianças para uma possível candidatura ao Governo, embora o que Lula tenha deixado acertado no Ceará seja a manutenção da aliança do PT com o PDT, tendo Camilo como candidato a senador e um nome do PDT a governador.

Além de Luizianne Lins, José Airton e Eunício Oliveira, participaram do encontro o deputado estadual do PT, Elmano de Freitas; o emedebista Danniel Oliveira e o jornalista Waldemir Catanho, que fazia parte da articulação política da Prefeitura de Fortaleza nas gestões de Luizianne Lins. Na reunião, foi discutida a conjuntura política do Ceará e cenários para a sucessão do governador Camilo Santana.

Os petistas questionaram a Eunício se o partido formaria um palanque com o PT no Estado. O ex-senador afirmou que o MDB não fechou questão com qualquer outra legenda, mas aguarda uma posição da sigla petista, já que se dispõe a estar ao lado de um eventual candidato do grêmio, encabeçando ou não uma chapa, desde que o PDT não indique o candidato ao Governo do Estado.

Além do diálogo com Oliveira, os petistas empreenderão diálogos com lideranças do PCdoB, PSOL, Rede e PSB buscando formatar uma aliança para viabilizar uma Frente Popular, que pode, futuramente, servir de palanque para uma possível candidatura de Lula à Presidência da República.

No entanto, internamente, há uma discussão para que o PT indique o nome do governador Camilo Santana ao Senado Federal em 2022, o que foi, inclusive, levado em consideração por Lula quando esteve no Ceará. A cúpula do PDT, que defende ser natural indicar o nome da base governista para disputar o Governo do Estado, também defende a tese do atual chefe do Executivo estadual ser aquele que vai disputar uma vaga no Senado.

Eleições 2022

Em suas redes sociais, Eunício disse que recebeu o grupo de petistas “com muita satisfação”, afirmando que os parlamentares conhecem a realidade da população, principalmente dos moradores da Capital. “A conversa girou em torno da política local, do cenário nacional e das perspectivas para as eleições de 2022”, destacou.
O deputado Danniel Oliveira informou ao Blog que o MDB vai conversar com outros partidos, de olho na conjuntura para as eleições 2022. Segundo ele, a única questão fechada é que Eunício votará em Lula para presidente da República, caso o petista se consolide como candidato. “Em relação a composição estadual, tudo será avaliado. Recebemos parte do PT e as conversas políticas foram preliminares”, disse.