O líder do Governo, Júlio César Filho, defendeu a proposta durante sessão plenária. Foto: ALECE.

Está em tramitação na Assembleia Legislativa do Ceará, projeto de Lei do Governo do Estado que institui o Pacto pela Aprendizagem, que consiste em um conjunto de estratégias a serem implementadas nas redes publicas de ensino, possibilitando assistência financeira, aquisição de equipamentos eletrônicos e execução de projetos que visem recobrar o que foi perdido durante o período de pandemia.

De acordo com o governador Camilo Santana, os avanços conquistados nos últimos anos na Educação foram atingidos pelo contexto imposto pelo novo coronavírus.

Segundo a proposta, cada município deve assinar um termo de compromisso e apresentar um plano de ação, conforme informou o líder do Governo na Assembleia, o deputado Júlio César Filho (Cidadania).

“Cada município tem a sua realidade e, portanto, cada local vai apresentar um plano que será analisado pelas secretarias de Planejamento e de Educação para adequar o suporte para cada município”, afirmou.

O parlamentar lembrou que o Legislativo cearense já aprovou diversas medidas enviadas pelo Executivo, dentre as quais, a distribuição de kits alimentação para as famílias de baixa renda e a compra de aparelhos eletrônicos para alunos e estudantes da rede pública. “Peço a compreensão dos colegas deputados para mais esse projeto que será muito benéfico para a educação do Ceará”, defendeu.

Ele destacou, também, que o Estado atualmente possui mais de 120 escolas profissionalizantes, sendo uma política iniciada no Governo de Cid Gomes e continuada pela atual gestão de Camilo Santana.

Entenda

O Pacto pela Aprendizagem está sendo construído em parceria com os prefeitos e prefeitas, por meio da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – Secção Ceará (Undime-CE) e secretários municipais de Educação.