Deputado Cavalcante queria investigar empresa de distribuição de energia no Ceará, mas seus pares recuaram e retiraram as assinaturas do pedido. Foto: Miguel Martins.

Autor de pedido de CPI para investigar a empresa Enel, o deputado estadual Delegado Cavalcante (PTB), está inconsolável com a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Associações de Militares do Ceará. Para o parlamentar, a criação de um grupo para investigar bombeiros e policiais militares “é mais um ataque contra a Polícia”.

“A CPI é totalmente política. A Casa dá um passo atrás. Temos várias CPIs importantes que a população tem reclamado. A CPI da Enel, com 19 assinaturas, oito deputados tiraram as assinaturas e não disseram o porquê. Milhares de consumidores prejudicados todos os dias por essa empresa que não faz o serviço direito”, protestou o parlamentar.

Ele também apontou que existe um pedido de instalação da CPI das Facções Criminosas, para investigar o financiamento de grupos criminosos no Estado e uma possível participação de empresários e políticos.

“É mais um ataque contra a Polícia Militar. A assistência médica é uma porcaria, o ISEQ não dá assistência aos policias, isso é um absurdo”.

O parlamentar lamentou, ainda, que de nove membros da CPI apenas um seja da oposição. No entanto, o presidente da Mesa Diretora, Evandro Leitão (PDT), tem buscado respeitar o Regimento Interno da Casa no que diz respeito à composição do colegiado, utilizando como foco a proporcionalidade dos partidos e de blocos partidários.

Evandro também reconheceu que embates políticos em CPIs são comuns, já que a Assembleia Legislativa é uma Casa de discussões no campo da política.

Para Cavalcante, porém, a oposição está indignada com a decisão do Legislativo na constituição do colegiado. “Mais uma vez o Camilo Santana passa um trator sobre a Polícia Militar, enfraquecendo o serviço público, que já é desestimulado. O Governo do Estado, junto com a Assembleia Legislativa, atropela a segurança pública. O bando sempre tem mais vez no Ceará”, disse.

Sobre a CPI das Facções Criminosas, defendida pela oposição, o deputado Elmano de Freitas, do PT, destacou que a Casa tem interesse em investigar todo e qualquer ato que esteja prejudicando a população cearense. “Essa CPI tem interesse da base [de apoio ao governo], da oposição, de todo cidadão cearense. Tudo o que possa ajudar o Ceará a combater as facções, conta com o nosso apoio”, disse.