Bruno é filiado ao PROS, partido de oposição à gestão municipal. Foto: CMFor.

A coligação de partidos que apoiou a candidatura de Capitão Wagner nas eleições de 2020 conseguiu eleger 12 dos 43 vereadores da Câmara Municipal de Fortaleza.

No entanto, com o passar dos meses, o número de parlamentares que ainda fazem parte da base alinhada ao deputado federal diminuiu na Casa Legislativa.

Atualmente, somente sete integrantes daquele grupo que disputou o pleito eleitoral do ano passado ainda permanecem fieis à proposta lançada pela bancada de oposição.

Welington Saboia e Germano He-man, ambos do PMB, logo após o processo eleitoral já sinalizaram proximidade com a gestão do prefeito Sarto, o que também foi demonstrado por Erivaldo Xavier, do PSC. Danilo Lopes, do Podemos, tem adotado uma postura de independência.

No entanto, tem chamado a atenção a postura de Bruno Mesquita, que mesmo filiado ao partido de Wagner, o PROS, se apresenta como um parlamentar independente, com tendência a estar alinhado com a base aliada.

Em uma das sessões ocorridas nas últimas semanas, quando o vereador Carmelo Neto (Republicanos) fez insinuações sobre uma eventual ausência do prefeito Sarto, Bruno Mesquita, se somando às falas do líder do Governo, Gardel Rolim (PDT), lembrou ao colega de oposição que o chefe do Executivo estava trabalhando. “Isso é um absurdo. O Sarto anda em toda Fortaleza. O dia do Sarto deve ter 24 a 30 horas. Não diga que ele não é trabalhador”, criticou.

“Não posso ver um vereador falar que o prefeito não está trabalhando. Estou vendo o prefeito trabalhando. A minha região era uma coisa antes do prefeito e hoje está sendo tratada totalmente. Fui eleito para procurar o melhor para minha cidade, e enquanto for feito o melhor, estarei batendo palmas”, afirmou o parlamentar ao Blog do Edison Silva.

Sobre o posicionamento dentro da legenda, Mesquita afirmou que no PROS há muitas divergências de pensamento, como no caso da votação da Reforma da Previdência, onde ficou evidente os pontos de vistas contrários entre seus membros. “O PROS é um partido como qualquer outro. Tem sua diversidade, tem suas diferenças. Tanto que o Capitão Wagner é líder de um bloco que tem o PROS, lá na Câmara, e muitas vezes, os membros votam contra a orientação da liderança e nem por isso se questiona essa liderança”.

Atualmente, se mantém como opositores alinhados a Capitão Wagner os seguintes vereadores: Priscila Costa (PSC), Carmelo Neto, Ronaldo Martins (Republicanos), Inspetor Alberto (PROS), Márcio Martins (PROS), Sargento Reginauro (PROS), Julierme Sena (PROS).