O TSE é composto de sete membros. Foto: Fellipe Sampaio.

No início da sessão desta quarta-feira (04), o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) elegeu o ministro Nunes Marques para exercer o cargo de ministro substituto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em vaga destinada ao Supremo aberta com a aposentadoria do ministro Marco Aurélio.

Na condição de presidente do TSE, o ministro Luís Roberto Barroso saudou o eleito e disse que a Corte Eleitoral conta com a sua valiosa colaboração.

Também o ministro Alexandre de Moraes afirmou que Nunes Marques será recebido com grande alegria pelo Tribunal, “que vem garantindo, desde a Constituição de 1988, a democracia no Brasil e a lisura nas eleições, com responsabilidade, trabalho e muita competência”.

Em agradecimento pelos votos recebidos, o ministro Nunes Marques disse que espera contribuir para o aperfeiçoamento daquela jurisdição, com sua experiência na advocacia e no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, do qual foi juiz por dois biênios.

Composição

O TSE é composto de sete membros: três ministros do STF, dois do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois advogados indicados pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Há, ainda, dois ministros substitutos de cada instituição.

Fonte: Supremo Tribunal Federal.