O seminário será transmitido no canal da “TV Anafe”, no YouTube. Participantes receberão certificado de presença.Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Ao longo de cinco dias, entre esta segunda-feira (9) e até próxima sexta-feira (13), a Associação Nacional dos Advogados Públicos Federais (Anafe) promoverá o seminário online e gratuito “As instituições jurídicas e a defesa da democracia“, com palestras de advogados públicos, juízes, ministros, ex-ministros, entre outros. Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia e Gilmar Mendes vão discutir elementos essenciais à afirmação e à consolidação do regime democrático do país.

As palestras vão abordar o funcionamento das instituições jurídicas e o papel que elas têm para com a defesa e suporte de políticas públicas e das estruturas da democracia brasileira.

Lademir Rocha, presidente da Anafe, argumenta que o seminário é importante por — além de sua abrangência e lista extensa de entidades associadas — debater temas atuais. Dentre eles questões de acessibilidade e judicialização da saúde, adoção de medidas sanitárias, restrição de direitos, combate à corrupção e racismo.

O evento é realizado em parceria da Anafe com diversas associações. São elas: Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe); Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR); Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do DF (Anape); Associação Nacional dos Procuradores Municipais (ANPM); Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep); Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais (Anade); e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

O seminário será transmitido no canal da “TV Anafe”, no YouTube. Participantes receberão certificado de presença.

Programação

Lives 

9 de agosto 

18h – Solenidade de Abertura: Os desafios das Associações

10 de agosto 

9h30 – Eduardo André Brandão

11h – Cláudia Maria Dadico e Ricardo Wey Rodrigues

13h30 – André Carneiro Leão

14h30 – Silma Dias Ribeiro de Lavigne

16h – Márcio Commarosano

18h – Nelson Jobim

11 de agosto

9h – Cleso de Fonseca Filho

10h – Gilmar Mendes

15h – Vicente Martins Prata Braga

17h – Daniel Menezes

18h – Galdino José Dias Filho e Aldemário Araújo Castro

12 de agosto 

9h – Roger Rios

10h30 – Enrico Rodrigues, Lívia Maria Santana e Sant’Ana Vaz

13h30 – Domingos Sávio

15h – Ubiratan Cazetta

17h – Luíza Frischeisen

13 de agosto 

10h – Carmén Lúcia

13h30 – Rafael Bezerra Ximenes

15h30 – Silvana Batini

17h30 – Eugênio José Guilherme de Aragão

19H – Lademir Gomes da Rocha

Com informações do ConJur