Encontro do presidente do STF, ministro Luiz Fu, com o senador Ciro Nogueira, ministro da Casa Civil do Governo Bolsonaro. Foto: Ciro Nogueira/Facebook/Reprodução.

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, reuniu-se nesta quarta-feira (18) com o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (DEM), pela manhã; e à tarde com o ministro da Casa Civil, senador Ciro Nogueira (PP/PI), onde foram conversado sobre democracia e a importância do diálogo entre os Poderes.

Durante os encontros, na sede do STF, foi discutida também a relação entre os três Poderes, depois das ameaças de pedido de impeachment, por parte do presidente da República, Jair Bolsonaro, para os ministros do Supremo, Barroso e Alexandre de Moraes.

Após o encontro com o senador Rodrigo Pacheco, Fux lembrou que o cancelamento da reunião entre os chefes de poder, desmarcada após ataques do presidente Bolsonaro a ministros do Supremo, não afetou o relacionamento harmônico entre os Poderes. “Como presidente do STF, sigo dialogando com todos”, enfatizou.

No início da sessão do STF, nesta quarta-feira ((18), o presidente disse às ministras e aos ministros que a realização de uma eventual nova reunião será reavaliada.

Casa Civil

À tarde, Fux reuniu-se, por cerca de 30 minutos, com o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira. A audiência, segundo a assessoria do STF – uma visita de cortesia – foi pedida por Nogueira logo após sua posse no cargo.

“Ele [Nogueira] se apresentou ao presidente do STF e se mostrou aberto ao diálogo com a Suprema Corte”, segundo a versão da Ascom/STF.

“No encontro, os dois conversaram sobre a importância do diálogo entre os Poderes, e Ciro Nogueira pediu que seja remarcada a reunião entre os chefes de Poder. Fux respondeu que reavaliaria a questão”, diz a nota da assessoria de comunicação do STF.

O ministro Ciro Nogueira (PP/PI) se expressou assim nas redes sociais após a reunião: “No encontro com o Presidente do Supremo Tribunal Federal, Ministro Luiz Fux, consenso sobre o que nos une a todos: Executivo, Legislativo e Judiciário. O Brasil, o nosso futuro, a harmonia entre os Poderes, sintetizados no símbolo que é a nossa Constituição”.

Com informações da Ascom/STF.