A manifestação surge após o presidente Jair Bolsonaro intensificar seus ataques contra o Judiciário. Foto: TJCE.

A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) e outras 11 entidades regionais representativas de magistrados federais repudiaram o desrespeito ao Supremo Tribunal Federal e declararam apoio ao presidente da Corte, ministro Luiz Fux.

A manifestação surge após o presidente Jair Bolsonaro intensificar seus ataques contra o Judiciário e levar Fux a cancelar uma reunião entre os poderes.

Em nota pública, as associações classificaram como “inaceitáveis” os discursos distorcidos sobre decisões judiciais e sobre a confiabilidade do sistema eleitoral nacional, além das ofensas a ministros do STF e ameaças de ruptura à ordem legal.

“A liberdade de expressão não autoriza que sejam proferidas ameaças às instituições ou a seus integrantes, tampouco ilações e calúnias contra quaisquer pessoas, sobretudo magistrados no cumprimento do seu dever constitucional”, ressaltaram as entidades, que também defenderam a união de esforços para proteção do Estado democrático de Direito.

“O contínuo e ruidoso atrito entre os poderes da República somente gera insegurança institucional e dissemina sentimentos de temor à sociedade brasileira”, completaram.

A Ajufe reconheceu a liderança de Fux na defesa do Judiciário e na harmonia entre os poderes, bem como sua dedicação na busca pelo diálogo. A entidade concluiu pedindo que as demais autoridades atuem pela retomada de um ambiente tranquilo, pacífico e de respeito à Constituição.

Fonte: site ConJur.