Lula publicou em suas redes sociais foto do momento em que esteve com o senador Tasso. Foto: Reprodução/Twitter.

Como o Blog do Edison Silva adiantou no dia 13 de agosto, o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva se reuniu, nesta segunda-feira (23), com os senadores Tasso Jereissati (PSDB) e Cid Gomes (PDT).

Antes de viajar para o Rio Grande do Norte, o petista também realizou encontros com o ex-senador Eunício Oliveira (MBD) e com lideranças de partidos de esquerda, como o PSOL, PCdoB e o Partido dos Trabalhadores do Ceará.

Em visita ao Ceará, Lula quer conversar com os senadores Cid Gomes e Tasso Jereissati

De acordo com uma fonte que teve acesso ao teor dos diálogos de Lula com Tasso e Cid, a conversa se deu, principalmente, na tentativa de encontrar meios de barrar o autoritarismo do presidente Jair Bolsonaro, que diante das pressões do Supremo Tribunal Federal (STF), tem se posicionado, inclusive, em tomar atitudes que estejam fora da Constituição Federal. O ex-presidente, em respeito aos senadores e seus partidos, evitou discutir o pleito eleitoral de 2022 em âmbito nacional.

O encontro com Tasso ocorreu no escritório do tucano em Fortaleza, e teria durado ao menos 1 hora. O diálogo entre os dois surpreende, uma vez que sempre estiveram em lados opostos durante toda a gestão do ex-presidente. O senador, inclusive, é defensor de uma terceira via para evitar a polarização entre petistas e bolsonaristas no pleito de 2022. Tasso também tem sido citado, internamente dentro do partido, como eventual nome do PSDB para a disputa presidencial do próximo ano.

“Diálogo importante com o senador Tasso Jereissati hoje em Fortaleza. Democracia no centro da discussão. Os democratas desse país têm a responsabilidade e o desafio de resgatar a civilidade na política brasileira pelo bem do Brasil”, disse Lula em suas redes sociais.

O encontro com o senador Cid Gomes, que também estava no radar de Lula antes de vir ao Ceará, foi intermediado pelo governador do Estado, Camilo Santana, e aconteceu no Palácio da Abolição, sem testemunhas. O ex-presidente, assim como membros do PT, têm interesse que o chefe do Executivo estadual seja candidato ao Senado Federal em 2022. Esse é um ponto que, obrigatoriamente, passa pelo diálogo com os pedetistas, uma vez que a vice-governadora é do PDT. As especulações, após o demorado encontro, é que o PT apoiará o candidato indicado pelo PDT ao Governo do Estado.

As conversas de Lula com as lideranças políticas locais focaram em diálogos sobre o País, em defesa da democracia e contra Jair Bolsonaro, disseram alguns lulistas. O petista buscou se encontrar com políticos de diferentes matizes ideológicas, que concordam e discordam dele, mas que valorizam a defesa da democracia.

Até o início da noite desta segunda-feira (23) Lula não havia feito nenhuma postagem nas suas redes sociais sobre o encontro mantido com o senador Cid Gomes. O encontro com o senador Tasso ele publicou no início da tarde.

O ex-presidente deve ter deixado de publicar para preservar o senador do PDT, tendo em vista que o irmão dele, o presidenciável Ciro Gomes é um dos mais críticos da postura de Lula, inclusive nesta segunda-feira (23) fez publicação responsabilizando o PT por propagação de notícias falsas sobre a ida dele para Paris, no segundo turno da disputa presidencial de 2018, para não votar em Haddad, o concorrente de Bolsonaro.

Em tom de brincadeira, quando Cid foi comunicado, na semana passada, de que Lula queria conversar com ele, o senador teria indagado: “Vocês querem que o Ciro me mate”?

O jornalista Edison Silva, no último dia 17 de agosto, comentou sobre a visita de estadista que Lula faria no Ceará. Veja: