Presidente do STF, Luiz Fux, e o PGR, Augusto Aras. Foto: Reprodução.

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luiz Fux, e o procurador-geral da República, Augusto Aras, reafirmaram nesta sexta-feira (06) o “compromisso da manutenção de um diálogo permanente entre o Ministério Público e o Judiciário para aperfeiçoar o sistema de Justiça a serviço da democracia e da República”.

O encontro de 50 minutos entre ambos ocorreu um dia depois de o ministro Fux anunciar publicamente o cancelamento de uma reunião entre os chefes dos três Poderes, que ele mesmo havia convocado, em resposta às seguidas investidas promovidas pelo presidente Jair Bolsonaro contra o Judiciário.

Fux convidou Aras para uma reunião no início da tarde desta sexta-feira (06) diante do recrudescimento das críticas feitas por Bolsonaro, que levaram o STF a unir-se em torno dos ministros Luís Roberto Barroso, também presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e Alexandre de Moraes, alvos preferidos do mandatário, que disparou inclusive ofensas pessoais contra ambos.

Depois do encontro, o site do Ministério Público Federal publicou a seguinte Nota:

“O procurador-geral da República, Augusto Aras, e o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, renovaram o compromisso da manutenção de um diálogo permanente entre o Ministério Público e o Judiciário para aperfeiçoar o sistema de Justiça a serviço da democracia e da República.

Considerando o contexto atual, Fux convidou Aras para conversar sobre a relação entre as instituições. A reunião foi realizada nesta sexta-feira (6), e durou durante cerca de 50 minutos.”

Fontes: site ConJur e site do MPF.