Conversa entre governador Camilo Santana e Lula está prevista para segunda-feira (23). Foto: Divulgação.

O ex-presidente Lula já está em incursão pelo Nordeste e deve chegar ao Ceará na próxima sexta-feira (20) para uma série de conversas com algumas lideranças políticas locais.

A reunião com o governador Camilo Santana, na segunda-feira (23), deve ser o ponto alto da visita ao Estado, segundo a cúpula do Partido dos Trabalhadores (PT).

De acordo com o líder do partido na Assembleia Legislativa, o deputado Elmano de Freitas, o encontro com o governador tem como objetivo firmar o compromisso entre as duas partes na construção de um palanque local, visando a candidatura à Presidência da República no próximo ano.

Segundo ele, o desejo da legenda é ter Camilo como candidato ao Senado Federal e Lula na disputa para presidente.

No entanto, outras variáveis devem ser levadas em consideração na conversa entre as duas lideranças, como, por exemplo, o fato de o PDT do Ceará ter preferência dentro do grupo político governista, na construção da próxima candidatura ao Governo do Estado. O partido, principal aliado da gestão Camilo Santana, também está de olho na Presidência da República e tem no cearense Ciro Gomes o principal nome dentro da legenda para a disputa.

De acordo com Elmano, a reunião entre Lula e Camilo tem importância central, visto que o governador é a maior liderança do PT no Estado, e é a figura política com maior aceitação junto à população, de acordo com pesquisas de opinião. “Evidente que o Lula quer muito ouvir o nosso governador e ele tem muito a contribuir. Ele conhece muito as forças políticas do Ceará e tem se esforçado para manter a unidade no nosso grupo”, disse.

Para Elmano, o encontro entre os dois, Camilo e Lula, deve buscar entendimento de como será o comportamento do governador no futuro, o que ajudaria a dirimir eventuais tensões internas. “Queremos muito que o Camilo seja nosso candidato a senador, e o senador do Lula. Aquele que vai fazer campanha para o Lula. O Lula vai ouvir o PT e o governador ajudará muito a pensar que caminhos vamos trilhar”.

Na sexta-feira (23), após chegar ao Ceará, Lula deve realizar reuniões com movimentos sociais, sindicais, setoriais de juventude, negros e mulheres. Também vai se reunir com lideranças do MDB, PCdoB e PSOL, siglas de espectros diferentes, mas com quem o ex-presidente quer dialogar até o pleito de 2022.

Ele ainda se encontrará com a bancada do PT e seu diretório e terá um momento de descanso no litoral cearense. Como o Blog do Edison Silva mostrou, há um desejo de Lula se reunir com os senadores Cid Gomes (PDT) e Tasso Jereissati (PSDB) para tratar de cenário político nacional e disputa eleitoral de 2022, mas ainda não há nada acertado. Aliados dos dois senadores admitem que eles não conversarão com Lula.