Deputada Érika Amorim quer incentivar à população cearense na prevenção de doenças como a ceratocone. Foto: Édson Júnior Pio/ALECE.

Em tramitação na Assembleia Legislativa do Ceará o projeto de Lei (PL) 390/2021 institui a campanha estadual Junho Violeta.

O objetivo da proposição é alertar a população cearense sobre a ceratocone e sua prevenção. A matéria é de autoria da deputada Érika Amorim (PSD).

A parlamentar alerta para a importância de um acompanhamento médico para que a doença seja identificada e controlada sem maiores danos à saúde das crianças e adolescentes.

“O ceratocone é uma doença que pode ser prevenida. Ela afeta mais pessoas entre o final da infância e o início da adolescência. A coceira no olho acaba desencadeando a probabilidade de piora dessa doença, que vai afetar a visão em um momento primordial de estudos. Através da campanha, nós queremos que haja conscientização e que possa estimular consulta no oftalmologista”, pontuou a pessedista.

A doença tem cura, mas é importante o diagnóstico precoce para evitar a sua progressão. “Às vezes, até mesmo com um colírio é possível aliviar esses sintomas de coceira e pode evitar o agravamento dessa doença que pode comprometer de forma definitiva a visão”, cita Érika Amorim na proposição.

O uso abusivo de aparelhos com telas eletrônicas, como smartphones e televisores, e alergias podem causar prurido (coceira). Por isso, ato de esfregar os olhos pode ser um caminho para o desenvolvimento do ceratocone.

O projeto também incentiva a doação de órgãos, em especial a córnea, que é o tecido transparente que fica na parte da frente do olho.

Saiba mais

O ceratocone é uma doença ocular progressiva que leva à diminuição da visão e até mesmo à cegueira. O mal ocorre mais comumente na transição da infância para a adolescência. A prevenção é evitar coçar a região dos olhos e consultar o oftalmologista regularmente.

Segundo dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), a doença afeta uma em cada duas mil pessoas.

Com informações da ALECE.