A solicitação partiu do ministro do STF, Alexandre de Moraes. Foto: STF.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, encaminhou ofício ao corregedor-geral do Tribunal Superior Eleitoral, Luis Felipe Salomão, solicitando que ele investigue se o ministro da Justiça e da Segurança Pública, Anderson Torres, promoveu campanha eleitoral antecipada ao participar de uma “live” com o presidente Jair Bolsonaro.

Torres participou da transmissão pelas redes sociais no último dia 29 de julho, data em que Bolsonaro prometia apresentar provas de fraude nas urnas eletrônicas, mas acabou fazendo apenas ilações desmentidas em tempo real pelo Tribunal Superior Eleitoral.

A “live” teve desdobramentos judiciais e fez com que o presidente fosse incluído no inquérito das fake news (Inq 4.781) após pedido feito pelo Tribunal Superior Eleitoral.

A Corte aprovou de forma unânime o envio ao STF de notícia-crime contra Bolsonaro, pela divulgação de mentiras com o objetivo de desestabilizar o processo eleitoral brasileiro. Alexandre de Moraes, que integra o TSE, inclusive foi um dos que votaram a favor da notícia-crime.

No documento enviado ao corregedor-geral do Tribunal Superior Eleitoral, Luis Felipe Salomão, o ministro Alexandre de Moraes anexou reportagem da revista Veja segundo a qual o ministro da Justiça pediu para estar na “live” de Bolsonaro porque queria “ganhar visibilidade”.

Torres também teria manifestado a intenção de concorrer a algum mandato eletivo nas eleições de 2022 no Distrito Federal.

Além do pedido de apuração ao TSE, Anderson Torres também foi incluído no inquérito das fake news e terá que prestar depoimento à Polícia Federal.

Fonte: site ConJur.