Desde o início do novo reitorado, no dia 15 de janeiro de 2021, o reitor professor Hidelbrando Soares e a equipe se mobilizam para tornar a Uece uma instituição mais atuante em empreendedorismo e inovação. Foto: Reprodução

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) e a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) assinaram termo de cooperação técnica que tem como objetivos a promoção de ambientes de inovação, o estímulo à criação de novos negócios tecnológicos e o incentivo à inovação e ao empreendedorismo entre jovens, promovendo o desenvolvimento socioeconômico no ecossistema local de inovação.

A origem da cooperação foi do apoio do Programa Corredores Digitais, da Secitece, ao Ambiente de Empreendedorismo e Inovação da Uece, um programa executado desde 2020 pela Universidade através da Incubadora de Empresas e Centro de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Uece (IncubaUece), fruto de parceria com a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE).

Utilizando a metodologia e o apoio do Programa Corredores Digitais da Secitece, o programa já impactou 107 empreendedores em 35 startups, com a realização de 24 webinars, 9 capacitações, 204 horas de mentoria e 74 reuniões de monitoramento.

O termo de cooperação visa expandir os horizontes da parceria, com a disponibilização mútua da rede de mentores das instituições para acompanhar o crescimento das startups apoiadas, a disponibilização de vagas nos eventos, capacitações, encontros, workshops e eventos similares aos empreendedores que estão sendo apoiadas por ambas as instituições. O documento também inclui a disponibilização dos espaços de uso compartilhado do Programa CriarCE – Incubaworking & Fablab para os empreendedores vinculados à IncubaUece, para o desenvolvimento de protótipos e produtos mínimos viáveis (MVP).

Para o professor Leonardo Rocha, Coordenador Executivo da IncubaUece , a cooperação com a Secitece deve ampliar e melhorar a oferta de serviços prestados às empresas incubadas por meio da Uece.

Desde o início do novo reitorado, no dia 15 de janeiro de 2021, o reitor professor Hidelbrando Soares e a equipe se mobilizam para tornar a Uece uma instituição mais atuante em empreendedorismo e inovação. Foram criadas a Assessoria de Inovação, que será base da criação da Agência de Inovação Tecnológica e Social da Universidade, e a Assessoria de Acessibilidade e Inclusão, que será base da criação do Núcleo de Apoio à Acessibilidade e Inclusão.

Quando implantada, a Agência de Inovação Tecnológica e Social da Uece abrigará todas as iniciativas de inovação tecnológica e social da Universidade e terá atuação estratégica dentro da nova gestão. Já o futuro núcleo virá para instituir uma política de acessibilidade e coordenar todas as iniciativas de acessibilidade e de inclusão já existentes na Universidade.

Fonte: Governo do Estado do Ceará