A mensagem será apreciada e votada pelos deputados estaduais. Foto: Tony Winston/Agência Brasília.

Com o objetivo de recuperar e acelerar a evolução da educação cearense, o governador Camilo Santana assinou, nesta terça-feira (17), o Projeto de Lei que institui o Pacto pela Aprendizagem no Estado do Ceará.

A iniciativa vai estabelecer diretrizes para reverter os prejuízos causados na aprendizagem dos estudantes cearenses durante a pandemia da Covid-19. A mensagem vai para apreciação e votação na Assembleia Legislativa.

Segundo Camilo Santana, os avanços conquistados nos últimos anos foram atingidos pelo contexto imposto pela pandemia.

“Nós resolvemos avaliar para saber a consequência desse mais de um ano e meio com a suspensão das aulas, principalmente nas escolas de ensino fundamental. E ficamos preocupados. Nós resolvemos construir um Pacto pela Aprendizagem, para que se possa recuperar esse tempo perdido da pandemia”, afirmou.

O Pacto pela Aprendizagem está sendo construído em parceria com os prefeitos e prefeitas, por meio da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), e secretários(as) municipais de educação. As ações serão apresentadas em breve.

Fortalecendo a Educação

Um momento histórico destacado pelo governador foi a entrega na cidade de São Benedito do Campus Ibiapaba da Universidade Estadual Vale do Acaraú, na última quarta-feira (11), Dia do Estudante. A iniciativa faz parte da política de ampliação, modernização e interiorização das universidades públicas estaduais.

Ainda no Dia do Estudante, o Estado do Ceará destinou 3 mil bolsas no valor de R$ 200 mensais para que alunos do Ensino Médio da rede estadual atuem como monitores de Busca Ativa Escolar, da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc). Quando ao Ceará Educa Mais, o programa fortalece a manutenção e permanência dos jovens nas 670 escolas de Ensino Médio, ao mesmo tempo que apoia o orçamento familiar dos estudantes.

Para Camilo Santana, a reinauguração da Biblioteca Pública Estadual do Ceará – BECE, realizada na última quinta-feira (12), também foi outro momento histórico e emocionante. “Na parte de obras raras, um dos acervos mais raros da BECE, pertenceu ao meu avô, que foi professor da faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará”, recordou.

Em seu novo conceito, a BECE se constitui como um lugar de encontro de todas as idades e formações, de partilha e fruição de construções e experiências de criação, pensamento, leitura, escrita, diálogo e escuta sensível. O acesso ao equipamento será apenas mediante agendamento online no site bece.cultura.ce.gov.br.

Ao ser questionado sobre os notebooks dos professores, o governador explicou que o processo de licitação já foi encerrado e a empresa selecionada tem até, no máximo, 90 dias para realizar a entrega dos equipamentos. A Seduc está negociando a antecipação da entrega. A ação faz parte do esforço para garantir o acesso à conectividade e ferramentas digitais a alunos e professores da rede pública.

Fonte: Governo do Ceará.