Diálogo entre Prefeitura e feirantes tem sido feito com intermediação da Câmara Municipal. Foto: Divulgação.

O impasse sobre os trabalhadores da Feira na Rua José Avelino, em Fortaleza, deve pautar as discussões na Câmara Municipal, nesta quarta-feira (25), quando a Casa retoma as atividades legislativas.

Alguns vereadores de oposição se comprometeram em madrugar nas proximidades da Igreja da Sé, Centro de Fortaleza, para dar apoio aos feirantes, que comumente realizam a venda de seus produtos às quartas-feiras.

Do outro lado, o presidente da Câmara Municipal, Antônio Henrique (PDT), vem participando das reuniões do comitê de crise criado pela Prefeitura para tratar sobre o ordenamento dos ambulantes da José Avelino. Toda essa movimentação vem desde o confronto ocorrido na semana passada entre feirantes e Guarda Municipal, que resultou na morte de um trabalhador.

Henrique participou, na segunda-feira (23), de reunião do coligado, onde foi apresentado um levantamento do quantitativo dos trabalhadores registrados. Com isso, a Prefeitura realizará um cruzamento de dados para elaborar uma proposta a ser apresentada aos representantes dos feirantes.

 “No primeiro encontro (18 de agosto), a Prefeitura solicitou um cadastro das pessoas. Esse cadastro eles (ambulantes) irão protocolar. A Prefeitura irá fazer um cruzamento de dados para sabermos a dimensão do quantitativo de pessoas que trabalham nesse entorno para conseguir encontrar uma solução viável para todos, tanto para o poder público, que tem a obrigação de ordenar o espaço, quanto para os trabalhadores que precisam dessa atividade para sustentar as suas famílias”, destacou Henrique.

O líder da oposição na Câmara Municipal, Márcio Martins (PROS), convidou seus pares a se fazerem presentes na madrugada desta quarta-feira (25) no entorno da Feira, visando garantir que nenhum tipo de retaliação seja cometida contra os feirantes.

De acordo com o parlamentar, o local precisa ser ordenado, mas não acabado pelo poder público. “O polo de confecção que se formou neste local é de grande importância para a cidade de Fortaleza”, disse.