Partido alertou Lula sobre alianças com “golpistas”, que resultaram no impeachment de Dilma e prisão do líder petista. Foto: Divulgação.

O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) do Ceará se reuniu, nesta segunda-feira (23), com o ex-presidente Lula onde defendeu unidade da esquerda para enfrentamento do bolsonarismo.

Para o presidente estadual da legenda, Ailton Lopes, é preciso que os partidos da ala progressista se blindem do que ele chamou de “golpistas”. Em sua avaliação, algumas alianças feitas por governos petistas resultaram na situação em que o País se encontra.

No encontro, temas essências como saúde pública e desmonte de direitos trabalhistas foram tocados pela cúpula socialista. De acordo com Lopes, Lula sabe da discussão interna do partido sobre ter ou não candidatura própria, e por conta disso evitou-se falar sobre o processo eleitoral.

Atualmente, parte de membros do PSOL defende que a legenda apresente uma candidatura própria, e um movimento majoritário quer que o partido se alinhe a um candidato com maior possibilidade de eleição.

No Ceará, o PSOL pretende, mais uma vez, lançar um candidato ao Governo do Estado que apresente as propostas do partido para a população. “A gente conversou sobre a necessidade da esquerda estar unida, sobretudo num programa para garantir saúde, educação, políticas sociais. É necessário que haja revogação de medidas que tiraram direitos dos trabalhadores como a Emenda 95, que congela o repasse de recursos necessários”.

No encontro, o partido também destacou a defesa dos direitos das mulheres, de pessoas LGBT e do povo negro, que na avaliação do dirigente tem sido vítimas de lgbtfobia, racismo e machismo. “Essas questões foram levantadas. Salientamos que é preciso ter esse programa muito nítido para blindar golpistas. Porque aliança com golpistas é que nos trouxe até onde estamos hoje. O Lula sabe bem disso, das consequências. Ele foi preso e o PSOL esteve na luta pela liberdade dele e pela garantia de seus direitos políticos“, disse.

O ex-presidente Lula tem demonstrado interesse em se aproximar de velhos aliados, como membros do MDB. No Ceará, ele se encontrou com a cúpula emedebista na tarde desta segunda-feira (23), liderada pelo ex-presidente do Senado Federal, Eunício Oliveira.

“Fomos contra o impeachment da Dilma, porque sabíamos que foi um golpe contra o trabalhador, não só contra o PT” (Ailton Lopes).