Os deputados federais cearenses Capitão Wagner, AJ Albuquerque, Moses Rodrigues, a secretária no Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro, e o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Foto: Reprodução/Twitter

Nesta quinta-feira (11) o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, esteve presente na inauguração dos serviços de radioterapia na Santa Casa do município de Sobral. As Santa Casas respondem por 60% da Atenção Especializada no Brasil. Isso inclui procedimentos complexos como os cardiovasculares, de oncologia, e terapias intensivas. “Instituições como esta complementam, de maneira muito forte, o nosso sistema de saúde”, defendeu. Estiveram presentes os deputados federais cearenses Capitão Wagner, AJ Albuquerque, Moses Rodrigues e a secretária de Gestão do Trabalho e da Educação no Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro. 

A Santa Casa de Sobral agora tem um acelerador linear, que auxilia no tratamento de cânceres e tumores, com menos efeitos colaterais para o paciente. Foram R$ 4,5 milhões investidos na compra e cerca de R$ 2 milhões serão repassados por ano para custear os atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“Nós estimamos aumento de atendimentos e é por isso que a Santa Casa de Misericórdia de Sobral já se antecipa, ampliando a assistência a pessoas portadoras do câncer. Seja para o tratamento com quimioterapia, seja para o tratamento com radioterapia”, reforçou o Ministro Queiroga.

Com informações do Ministério da Saúde