O evento foi solicitado pelo ex-secretário estadual da Saúde, Dr. Cabeto. Imagem: Gov.CE.

A Comissão de Seguridade Social e Saúde da Assembleia Legislativa do Ceará realiza nesta segunda-feira (30), a partir das 14h, audiência pública para debater a promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, bem como os direitos da mulher no que diz respeito a essa temática, marcando o encerramento da campanha Agosto Dourado.

O evento foi solicitado pelo ex-secretário estadual da Saúde, Dr. Cabeto, em ofício enviado ao presidente da Comissão, deputado Guilherme Landim (PDT). Conforme Dr. Cabeto, o tema da Semana Mundial do Aleitamento Materno 2021 é “Proteja a amamentação: uma responsabilidade compartilhada”.

O tema – escolhido pela Aliança Mundial para Ação de Aleitamento Materno – está relacionado à Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável, que orientará programas de desenvolvimento para os próximos anos. “Fundamental se faz intensificar as ações de promoção à saúde, uma vez que a Assembleia Mundial de Saúde define o percentual de 50% como índice de amamentação a ser alcançado até 2025”, destacou o ex-secretário.

A campanha Agosto Dourado, cor relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno, simboliza a luta pelo incentivo à amamentação. A Semana Mundial da Amamentação, realizada todo ano de 1º a 7 de agosto, trabalha a importância da amamentação para a redução da mortalidade infantil, o desenvolvimento da criança e a saúde da mulher.

A audiência será mediada pelo deputado Guilherme Landim (PDT) e contará com a participação dos demais membros da Comissão: a vice-presidente, deputada Augusta Brito (PCdoB); e os deputados Elmano de Freitas (PT); Lucílvio Girão (Progressistas), Dra. Silvana (PL), Agenor Neto (MDB) e Fernanda Pessoa (PSDB).

Além dos membros do colegiado, também participarão do encontro o atual secretário estadual da Saúde, Dr. Marcos Gadelha; Rejane de Brito Santana, coordenadora do Centro de Referência do Banco de Leite Humano do Hospital Geral Dr. César Cals; Marley Carvalho Feitosa, assessora técnica das Políticas de Saúde da Mulher e Criança da Secretaria de Saúde do Estado; e a primeira-dama do Estado, Onélia Leite Santana.

A audiência será transmitida pela TV Assembleia (canal 31.1), FM Assembleia (96,7MHz), portal e Facebook da Casa.

Fonte: Ascom/ALECE.