Posicionamento de Renato Roseno (PSOL) vai ao encontro de manifesto feito pelo presidente da Assembleia, Evandro Leitão (PDT). Foto: Miguel Martins.

O deputado Renato Roseno (PSOL) repudiou o que ele definiu como ataques ao sistema eleitoral e à democracia brasileira, praticados pelo presidente da República, Jair Bolsonaro. De acordo com o socialista, lideranças do Ceará precisam estar sensibilizadas para o momento em que o País vive, e dessa forma, evitar impulsos autoritários.

O pronunciamento do parlamentar foi ao encontro do manifesto feito pelo presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão (PDT), na abertura dos trabalhos do segundo semestre, quinta-feira (05) última, que também criticou os posicionamentos de Bolsonaro contra o processo eleitoral vigente no País.

“É necessário que as lideranças do Ceará estejam sensibilizadas para a gravidade do momento em que nos encontramos. Queria pedir a todos os parlamentares que façam o mesmo. Acredito que o que separa a sociedade brasileira hoje é, sobretudo, aqueles que defendem a democracia e aqueles que abraçaram explicitamente o autoritarismo”, defendeu Roseno.

De acordo com ele, a sociedade brasileira não pode desprezar ameaças que têm sido feitas à democracia. Em sua avaliação, “falta humanismo” ao presidente Jair Bolsonaro.

“A democracia nos salva do tirano e do estúpido. Por isso a tirania e a estupidez não querem democracia. A tirania é o contrário da democracia, e a estupidez é a ausência da racionalidade. Por isso, é importante salvar a vida das maiorias, recuperar a economia e iniciar um novo projeto de nação”, pontuou.

Por outro lado, o deputado Fernando Hugo (PP) questionou a defesa da democracia feita por Roseno e seu partido, o PSOL, que segundo ele, defendem países comandados por ditaduras. “Me ufana demais ouvir Renato Roseno falar de democracia quando ele defende Cuba, Nicarágua, Coreia do Norte, China e outros correlatos”, afirmou o parlamentar, que foi aplaudido pelos bolsonaristas Dra. Silvana (PL), Apóstolo Luiz Henrique (PP) e Delegado Cavalcante (PTB).

Para Dr. Hugo, o Supremo Tribunal Federal (STF) estaria praticando “desordens inconstitucionais”, assim como medidas aprovadas pelo Congresso Nacional. Segundo ele, isso deveria ser motivo de repúdio por parte dos parlamentares. Roseno, por sua vez, negou que ele ou seu partido fizessem defesa de nações com governos totalitários.

Veja trecho do discurso de Renato Roseno na tribuna da Assembleia Legislativa: