Para Denis Bezerra, “as declarações não são apenas absurdas, mas desumanas, desrespeitosas e carregadas de ignorância”. Foto: Divulgação.

O deputado federal Denis Bezerra (PSB-CE) protocolou nesta terça-feira (24) requerimento para convocar o ministro da Educação, Milton Ribeiro, com o objetivo de esclarecer suas declarações contra o inclusivismo de crianças com deficiência no ambiente escolar. O pedido do parlamentar é para que o gestor seja ouvido no Plenário da Câmara.

Segundo o ministro, as crianças com deficiência não teriam condições de acompanhar o que está sendo ensinado pelos professores. Para o congressista, porém, “as declarações não são apenas absurdas, mas desumanas, desrespeitosas e carregadas de ignorância”.

Em justificativa, Bezerra destaca que as crianças com deficiência no Brasil precisam cada vez mais de espaço na sociedade, através de políticas públicas de inclusão. Ele salienta, ainda, que a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que no Brasil, 45,6 milhões de pessoas são portadoras de deficiência. Destas, 7,5% são crianças de até 14 anos de idade, o equivalente a cerca de 3,5 milhões de crianças.

“Protocolamos requerimento de convocação do ministro para que ele venha à Câmara, em uma comissão geral, no plenário, se explicar sobre o contexto de suas falas segregadoras e preconceituosas contra pessoas com deficiência. O ministro da Educação, em pleno ano de 2021, defender que as pessoas com deficiência cursem escolas separadas porque trarão prejuízo para as pessoas que não possuem algum tipo de deficiência? Nós não admitimos e trabalharemos diuturnamente para que ele venha a esta Casa se explicar dessas falas preconceituosas” – (Denis Bezerra)