Prefeito Ivo Gomes ao lado do governador Camilo Santana e da vice-governadora, Izolda Cela. Foto: Reprodução/Instagram.

Após aprovação pela Assembleia Legislativa do Ceará de projeto do Governo do Estado, garantindo absorvente higiênicos para mais de 115 mil estudantes de escolas e universidades estaduais, a prefeitura de Sobral deve ser a primeira a, também, distribuir o material para meninas de baixa renda matriculadas na rede pública municipal, bem como às mulheres em situação de vulnerabilidade social.

O anúncio foi feito pelo prefeito de Sobral, em suas redes sociais, e a matéria, tramitando em regime de urgência, já está na Casa Legislativa do Município da região Norte.

Enviei hoje à Câmara Municipal projeto de Lei autorizando a Prefeitura de Sobral a garantir, gratuitamente, absorventes para as meninas de baixa renda matriculadas na rede pública municipal, bem como a todas as outras mulheres sobralenses em situação de vulnerabilidade social”, disse.

Esse tipo de política vem chamando a atenção de gestores em todo o País, e no Ceará teve como marco o anúncio feito pelo governador Camilo Santana, ainda em julho, enviando a matéria para a Assembleia Legislativa. O projeto do Governo do Estado institui a Política de Atenção à Higiene Íntima de Estudantes.

A política estadual visa beneficiar mais de 115 mil estudantes só nas escolas da rede pública. Além da aquisição e distribuição de produtos, serão desenvolvidas, nas unidades de ensino, ações de conscientização sobre a adequada higiene menstrual e atenção à saúde íntima.