Mesmo fazendo parte da base governista, Enfermeira Ana Paula acumula conflitos com a gestão municipal. Foto: Miguel Martins.

A vereadora Enfermeira Ana Paula (PDT) levou à tribuna da Câmara Municipal de Fortaleza, na manhã desta quarta-feira (11), denúncia de que teria sido desrespeitada durante uma fiscalização de rotina em uma das torres de segurança da Guarda Municipal. O vice-líder do prefeito, vereador Professor Enilson, contestou a colega.

A parlamentar, que teria sido empurrada por um agente de segurança quando da visita ao equipamento, quer convocar o secretário de Segurança Cidadã, Coronel Eduardo Holanda, para que ele explique quem desautorizou a sua entrada ao local.

A confusão entre a pedetista e os agentes da Guarda ocorreu na tarde da última segunda-feira (10), e conforme vídeos divulgados nas redes sociais, Ana Paula tenta subir até a torre de segurança, mas é impedida por dois guardas. O esposo da parlamentar, o ex-vereador Márcio Cruz, que também faz parte do Sindiguardas, também esteve no local e chegou ameaçar dar voz de prisão a um dos homens que tentava impedir a entrada do casal ao equipamento.

Ana Paula chegou a se apresentar como vereadora e após ter sido empurrada se exaltou com os agentes, inclusive, usando de palavras agressivas contra os policiais. A vereadora chegou a registrar um Boletim de Ocorrência (B.O) contra os servidores públicos no 35º Departamento de Polícia (DP) e apresentou requerimento na Câmara Municipal solicitando a convocação do secretário. O vice-presidente da Casa, o vereador Adail Júnior (PDT), se solidarizou com a pedetista, mas disse não concordar em se convocar um gestor da Prefeitura.

“Eu fui impedida de adentrar naquele espaço. Da outra vez já existia impedimento para que entrasse o vereador. Depois baixaram Portaria dizendo que o vereador poderia entrar, mas não com o assessor. Naquele momento eu fui tocada, eu fui empurrada e fui desrespeitada na minha condição de parlamentar. Não é de hoje que isso acontece aqui no Município de Fortaleza, mas comigo é diferente”, disse a vereadora na tribuna da Câmara.

Ela criticou o que chamou de “prerrogativa de legislar”, visto que a Portaria trata sobre o que o parlamentar pode ou não fazer durante a visita. “Eu não admito ser tocada por nenhum homem, quanto mais ser empurrada. Estava naquele momento executando meu papel, incentivada por guardas municipais de Fortaleza”, disse.

O vice-líder do Governo, Professor Enilson (Cidadania), partiu em defesa dos agentes de segurança, chegando a afirmar que a vereadora “invadiu” o espaço público, o que foi visto como uma ofensa por Ana Paula. “Eu estaria totalmente ao seu lado se não tivesse extrapolado algumas questões. Eu vi os vídeos, liguei para o secretário, falei com as pessoas envolvidas do lado de lá. Naquela torre estava ocorrendo uma operação com um drone no ar e houve a questão de querer invadir o local”, disse o parlamentar.

Em resposta, Ana Paula disse para o colega “ter vergonha” na cara.

“Por que eu fui barrada? Violência política de gênero. Machismo e sexismo empregado nessa Casa e representado na pessoa do vereador que veio à tribuna. Eu venho denunciar a agressão que sofri lá e o colega vem se posicionar por dois homens devidamente fardados que usaram da força para coibir o exercício parlamentar de uma vereadora. Eu não admito. Essa Casa vai ter que me respeitar”. (Vereadora Ana Paula)

“Defendo com todo vigor a prerrogativa do vereador, desde que tenha postura, não xingando o servidor, não chamando o servidor de ‘porra’. Eu me orgulho de ser vereador da quinta maior Capital do País, e não como vossa excelência se expressou, que era vereadora desse ‘caralho’. Eu defendo a prerrogativa do vereador, mas que tenhamos uma postura parlamentar em todos o sentidos” (Professor Enilson)

Visitas futuras

Essa não foi a primeira vez que a vereador do PDT, da base aliada do prefeito Sarto (PDT), entrou em conflito com a gestão. No início do ano, quando da votação de medidas que alteravam a Previdência do Município, Ana Paula teve posicionamentos mais incisivos na Casa do que a própria bandada da oposição, inclusive, confrontando o líder do Governo, Gardel Rolim (PDT). A parlamentar é casada com o ex-vereador Márcio Cruz, que se posiciona contrário a algumas ações do atual Governo.

Durante pronunciamento na manhã desta quarta-feira (11), Ana Paula, inclusive, sinalizou solidariedade a vereadores da oposição que reclamam da dificuldade de fiscalização de equipamentos públicos, chegando, inclusive, a dizer que estará com os parlamentares da bancada oposicionista em visitas futuras a algum órgão da Prefeitura. Apesar do distanciamento com a gestão de Sarto, a vereadora tem boa relação com o ex-prefeito Roberto Cláudio, presidente do PDT de Fortaleza.

Veja trecho dos pronunciamentos da vereadora Ana Paula (PDT) e do vereador Professor Enilson (Cidadania):