Foto: Divulgação/PMF.

Nesta terça-feira (31), vereadores da Comissão de Educação da Câmara Municipal de Fortaleza iniciam o cronograma de visitas às unidades escolares da rede pública da Capital cearense.

O objetivo é verificar nos locais se o modelo estabelecido pelo Município para volta às aulas presenciais está sendo cumprido.

As escolas escolhidas pelo colegiado são: Creche Conveniada Amadeu Barros Leal, no Jacarecanga; Escola Municipal (EMEIF) Herondina Lima Cavalcante, no Vila Velha; Escola Municipal Professora Lireda Facó, na Granja Lisboa e a Escola de Tempo Integral Expedito Parente, no Siqueira.

 Na ocasião, o colegiado também deve avaliar as condições estruturais e sanitárias.

Pacote Volta às Aulas

Com o objetivo de garantir um retorno seguro às aulas, prezando pela qualidade de ensino, a Secretaria de Educação vem realizando algumas ações.

A primeira delas consistiu na formação para os profissionais da Educação, incluindo gestores, coordenadores, secretários, professores, colaboradores ligados ao apoio à gestão escolar.

Outra ação realizada foi o acolhimento de pais e responsáveis, aonde foram repassadas informações sobre a nova rotina escolar, protocolos sanitários, modelo de ensino, intervenções estruturais e orientação sobre o acompanhamento da saúde dos alunos durante as aulas presenciais.

E na sexta-feira (27), a SME concluiu a aplicação da Avaliação Diagnóstica de Rede (ADR) para os alunos matriculados do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo era identificar e analisar os níveis de aprendizagem dos estudantes, a fim de planejar as estratégias de intervenção a serem adotadas pela rede municipal de ensino.

São ações do programa:

  • Seleção de Agentes Escolares: A Prefeitura selecionou mais de 1.300 profissionais para atuarem nas ações para integração dos alunos, identificação de possíveis situações de abandono e apoio à gestão na rotina escolar;
  • Distribuição de Tablets: Além dos 21.500 tablets e 242 mil chips com pacote de dados (20 GB) mensalmente distribuídos para aos alunos, a Prefeitura ainda irá adquirir mais 28.500 tablets para a rede municipal, tendo em vista que as aulas acontecerão em formato híbrido inicialmente;
  • Rastreio Covid Fortaleza: A Prefeitura vai monitorar casos suspeitos e positivos pelo novo coronavírus (Covid-19) na rede municipal de ensino e rastrear todos os que tiverem contato com os infectados. O objetivo é conter surtos e evitar novas ondas de transmissão da doença, além da coleta de dados para tomada de decisões;
  • Kit Alimentação: Mesmo com o retorno das aulas presenciais, todos os alunos continuarão recebendo os kits de alimentação, referentes aos meses de agosto, setembro, outubro e novembro;
  • Bolsa Nota Dez: O programa vai disponibilizar 2 mil bolsas de monitoria no valor de R$ 200 aos alunos do ensino fundamental matriculados nas escolas do município.

Retorno

O retorno das aulas presenciais dispõe de um cronograma que será implementado de forma escalonada, por etapas, começando pela educação infantil, avançando até as séries finais do ensino fundamental. Pelo calendário, o retorno se inicia no dia 8 de setembro e a expectativa é que até o dia 20 as unidades já estejam funcionando com 50% da capacidade.

Foram implantadas medidas sanitárias como o distanciamento social, através da distribuição das cadeiras, uso obrigatório de máscara, disponibilização de tapetes sanitizantes. As unidades contam ainda com lavatórios de água e abertura de passagem para melhor circulação do ar.

Inicialmente, a retomada será no formato híbrido, portanto os alunos de cada sala serão divididos em dois grupos, para alternar semanalmente entre o ensino presencial e o ensino remoto.

Haverá também um aplicativo que será utilizado para informar as condições dos estudantes pelos pais. Caso os alunos apresentem qualquer sintoma, são orientados a permanecer em casa.

Com informações da CMFor.