O tom mais incisivo de Camilo contra Bolsonaro veio logo após os encontros que ele teve com o ex-presidente Lula em Fortaleza. Foto: Divulgação.

O governador Camilo Santana subiu o tom contra o presidente Jair Bolsonaro, durante “live” realizada nas redes sociais, no início da tarde desta terça-feira (24). De acordo com o chefe do Executivo estadual, Bolsonaro mente ao culpar os governadores pelo aumento do preço da gasolina e da alta dos combustíveis. “A culpa é exclusivamente do Governo Federal e da Petrobrás”, rebateu.

Durante a transmissão ao vivo, o governador anunciou o projeto de Lei que transforma em política permanente, a distribuição de botijão de gás de cozinha para famílias carentes do Ceará. A mensagem foi assinada por Camilo e encaminhada para a Assembleia Legislativa, que deve votar a proposta ainda nesta semana.

“Algumas pessoas estão me perguntando sobre o preço da gasolina. Estou há sete anos e as pessoas me conhecem, sabem da minha transparência. Temos um presidente da República que eu respeito, mas que está usando da inverdade, não está dizendo a verdade à população”, afirmou Camilo Santana.

Ele lembrou que Bolsonaro, em “lives” e durante encontros com populares, tem afirmando que a responsabilidade pelo aumento no preço dos combustíveis seria dos governadores que não reduzem os valores do ICMS. “Isso é mentira! Nós não fizemos nenhum aumento. Subsidiamos o óleo diesel para o transporte público, que é utilizado pela maioria da população. Não aumentamos nenhum percentual do ICMS”, afirmou.

De acordo com ele, o erro teria sido do Governo Federal que “dolarizou” a Petrobrás. “Este Governo se rendeu ao mercado internacional. Nossa moeda é o Real. Por que dolarizam? O Dólar está em mais de R$ 5. Por isso a gasolina e o combustível estão caros. A responsabilidade é única e exclusivamente do presidente da República e da Petrobrás”.

Camilo Santana afirmou, ainda, ser necessário encontrar uma fórmula de reduzir o valor do preço dos combustíveis e lembrou que os governadores querem agendar um encontro com o presidente para discutir os problemas do País. Ele destacou, também, que Jair Bolsonaro não tem buscado construir caminhos com diálogo entre as demais instâncias de Poder.

“É importante fazer esse debate, mas com franqueza e responsabilidade. O Governo Federal recebe 70% dos impostos da população, não os Estados e Municípios. Não custa nada o presidente da República convocar. O gás de cozinha, um absurdo, mais de R$ 100. A energia subindo toda vez. Quem sobe? O Governo Federal. Não adianta colocar a culpa nos governos estaduais”, afirmou.

Veja trecho da fala do governador:

O tom mais incisivo de Camilo Santana contra o presidente Jair Bolsonaro veio logo após os encontros que ele teve com o ex-presidente Lula, que esteve em diversos eventos no Ceará, no fim de semana passado. Nas reuniões, o líder petista nacional reforçou a defesa da democracia e combate ao bolsonarismo.