Votação da Reforma Eleitoral no plenário da Câmara Federal. Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados.

A Câmara dos Deputados, na noite desta quarta-feira (11), aprovou a volta da realização das coligações partidárias para as eleições proporcionais (deputados e vereadores) a partir de 2022. Foram 333 votos a favor da coligação e 149 contra.

Para valer para as eleições do próximo ano, a PEC da Reforma Eleitoral (Proposta de Emenda à Constituição 125/11) deve ser aprovada também pelo Senado, em dois turnos, até final de setembro deste ano (um ano antes do pleito de 2022).

A votação da PEC foi viabilizada após acordo entre a maioria dos partidos sobre pontos polêmicos do texto aprovado na Comissão Especial, sob relatoria da deputada Renata Abreu (Podemos-SP).

De autoria do deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP), a proposta original apenas adiava para a semana seguinte as eleições em domingos próximos a feriados.

A Câmara dos Deputados aprovou também destaque do Psol e retirou da PEC  125/11) o sistema “distritão”. Foram 423 votos a 35.

O “distritão” é um apelido para o sistema de eleição majoritário, segundo o qual apenas os mais votados são eleitos. Esse sistema é usado na escolha de cargos do Executivo (presidente da República, governador e prefeito) e também para senador.

Antes, o texto-base da PEC da Reforma Eleitoral (Proposta de Emenda à Constituição 125/11) foi aprovado por 339 votos a 123.

Fonte: Agência Câmara de Notícias.