O ministro da Casa Civil do Governo Federal, Braga Netto. Foto: Reprodução.

A Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (03) a convocação do ministro da Defesa, Walter Braga Netto.

Os parlamentares querem explicações sobre supostas afirmações feitas a interlocutores condicionando a realização de Eleições em 2022 à adoção do voto impresso.

A convocação do ministro foi sugerida pelo deputado Rogério Correia (PT/MG). “A ameaça vem acompanhada de diversas manifestações no mesmo sentido do presidente da República, que acusa a existência de fraudes nas eleições por meio de urnas eletrônicas, ainda que todas as eleições até então não tenham demonstrado qualquer fragilidade, fraude ou risco de comprometimento dos resultados”, disse o deputado.

A Comissão ainda não marcou data para ouvir o ministro, mas como ele foi convocado é obrigado a comparecer.

Assunto em discussão

O voto impresso está sendo discutido na Câmara por uma Comissão Especial. O parecer do relator, deputado Filipe Barros (PSL/PR), apresentado à PEC 135/19 exige a adoção de um tipo de urna eletrônica que permita a impressão do registro do voto.

Esse registro será uma espécie de cédula em papel, a ser depositada em recipiente indevassável, assegurada a conferência pelo eleitor, mas sem qualquer contato manual. O parecer deverá ser votado na quinta-feira (05).

Fonte: Agência Câmara de Notícias.