Comitiva de Bolsonaro no aeroporto de Juazeiro do Norte. Foto: Reprodução/Facebook.

O presidente Jair Bolsonaro esteve no Ceará, na manhã desta sexta-feira (13), quando participou de solenidade de entrega de unidades habitacionais para moradores dos municípios de Juazeiro do Norte e Crato, na Região do Cariri.

Durante o evento, o chefe do Executivo fez críticas à política de isolamento social do governador Camilo Santana e sinalizou apoio a uma eventual candidatura de Capitão Wagner ao Governo do Estado.

Presidente recebe imagem dourada de Pe. Cícero, presente do prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra.

Também chamou a atenção, durante o discurso de Bolsonaro, as vaias do público presente, ao deputado federal Pedro Bezerra (PTB), que, apesar de ser aliado do governador Camilo Santana e dos irmãos Cid e Ciro Gomes no Estado, tem tentado se aproximar do presidente da República.

No momento constrangedor para o parlamentar, Bolsonaro não se opôs aos reclames dos presentes, dizendo apenas que o ato serve para que o trabalho do parlamentar seja redirecionado.

Diferentemente do tom amigável que tratou outros parlamentares cearenses presentes, Bolsonaro anunciou Pedro Bezerra apenas como “um deputado federal”. “As manifestações vindas do povo são sempre bem vindas. Dificilmente teremos um político que já não passou por situações antagônicas. Isso serve para redirecionarmos, muitas vezes, o nosso trabalho. A reflexão e o redirecionamento faz parte da humildade de qualquer um”, disse.

Logo após anunciar a presença de Pedro Bezerra, Bolsonaro citou o deputado Delegado Cavalcante (PTB) como “um velho amigo”. Cavalcante está presidindo o PTB no Ceará desde junho passado, após o presidente nacional do partido, Roberto Jefferson, ter destituído Pedro Bezerra, por não seguir as orientações partidárias. Jefferson foi preso pela Polícia Federal na manhã desta sexta-feira (13) por determinação do ministro do STF, Alexandre de Moraes.

Além desse momento, Bolsonaro se dirigiu ao deputado Capitão Wagner (PROS) como “meu velho companheiro”. Ele ainda afirmou ter certeza de que o Ceará terá o deputado federal como governador do Estado. “Eu não acho. Eu tenho certeza que, assim como o Brasil tem um capitão, o Ceará terá, brevemente, um capitão também”.

Veja a fala do presidente Bolsonaro:

Além desses parlamentares, estiveram presentes ao palanque de Bolsonaro o deputado federal Dr. Jaziel (PL), a quem o presidente da República agradeceu por existir, deputado estadual André Fernandes (Republicanos), o vereador de Fortaleza, Carmelo Neto (Republicanos); e a deputada estadual Dra. Silvana, que foi chamada de “aliada de primeira hora”.

Lockdown

Durante o discurso, apesar do teor político, o presidente Bolsonaro disse que não estava fazendo campanha. Ele alegou que continua defendendo a bandeira levantada por Padre Cícero, fundador de Juazeiro do Norte, “sempre ao lado da família, defendendo a propriedade privada, a liberdade. Deus acima de tudo e combatendo o comunismo”.

Ele voltou a criticar o isolamento social decretado por governadores brasileiros durante a pandemia e, apesar de não citar Camilo Santana nominalmente, afirmou que o chefe do Executivo estadual mandou fechar comércio, decretou lockdown, o que teria prejudicado aquelas pessoas que não têm renda fixa e que não são servidores públicos.

“Essas medidas por alguns governadores, entre eles o desse Estado, foram, além de impensadas, foram muito mal recebidas pela população. Mandar ficar em casa, sem prover ganho para sua subsistência, é mais que maldade. É ato criminoso. A pandemia desequilibrou a economia e tentamos atender aos mais necessitados. Aquela política do ‘fica em casa’, a conta está chegando. Mas já estamos buscando maneiras de suavizar o impacto danoso da inflação”, disse.

Veja o discurso do presidente Bolsonaro:

Ex-presidentes

O presidente, mais uma vez, atribuiu aos governadores de Estado a culpa pelo aumento do gás de cozinha. “Entregamos na origem o botijão de 13 quilos por R$ 45. Determinei que não exista imposto federal no gás de cozinha. O preço do gás fica caro por conta do frete, da margem de lucro de quem vende e do ICMS de quem governa o Estado. Se ele pensasse em vocês, iria zerar o ICMS do gás de cozinha. Mas para muitos governadores isso não interessa, apenas demagogia. Não estamos em campanha, muito pelo contrário”.

Bolsonaro ainda ensaiou um discurso contra presidentes que governaram o Brasil no passado recente, mas foi breve nas suas considerações. “Hoje vocês têm um presidente que acredita em Deus, que respeita os seus militares, que defende a família e que deve lealdade ao seu povo”.

O prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra (Podemos), ao agradecer o presidente  Bolsonaro pela construção do conjunto habitacional, terminou dizendo que faz uma administração combatendo a corrupção que existia no Município. Veja: