A campanha Agosto Lilás é uma oportunidade de ampliar os canais de denúncias. Arte: ALECE.

No mês em que a Lei Maria da Penha completa 15 anos, o Poder Legislativo cearense adere ao Agosto Lilás e chama a atenção da sociedade para o problema da violência contra mulheres.

Por meio dos veículos de comunicação, a Assembleia Legislativa tem abordado o tema, tratando de diversos tipos de abusos e violências sofridos pelas mulheres e informando sobre como denunciar e buscar apoio.

Em entrevista à FM Assembleia, a procuradora Especial da Mulher da AL, deputada Augusta Brito (PCdoB), ressaltou que a população e o poder público devem estar atentos e destaca a contribuição dessa importante legislação brasileira.

“A lei significa um grande avanço. Nós precisamos divulgar, por isso estamos sempre levando a questão para que as pessoas saibam o que existe em cada artigo, para cobrar que ela seja efetivada e executada da forma que está prevista. O nosso papel não é só dizer que a lei existe, mas dar o conhecimento do que se trata, para que efetivamente seja executada”, disse.

Para a deputada Érika Amorim (PSD), a campanha Agosto Lilás é uma oportunidade de ampliar os canais de denúncias. “Durante o Agosto Lilás, nós reforçamos a divulgação dos canais de comunicação em apoio às vítimas, além de ações sociais para garantir o combate à violência contra a mulher, para que as pessoas tomem conhecimento, que saibam onde buscar ajuda e ajudem outras pessoas que estejam precisando”.

A parlamentar é autora do projeto 283/19, já sancionado pelo governador Camilo Santana, originando a Lei 17.465, que prioriza o atendimento nos equipamentos de saúde às mulheres vítimas de violência.

Atendimento

A Assembleia Legislativa, através da Procuradoria Especial da Mulher, lançou, em junho deste ano, o Zap Delas, o novo canal de comunicação direta destinado ao atendimento de mulheres e meninas em situação de violência no Ceará. A ferramenta, oferecida por meio do aplicativo de mensagens WhatsApp, estará disponível pelo número (85) 9.98140754.

Os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e contam com servidoras capacitadas para identificar possíveis casos de violações contra mulheres.

A Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa (Assalce) também está promovendo ações em apoio ao Agosto Lilás, em parceria com o Núcleo de Comunicação Interna. Durante todo o mês, serão apresentados no Portal do Servidor e nas redes sociais da Assalce conteúdos para fortalecer a luta de combate à violência contra as mulheres.

Zap Delas: (85) 9.98140754

Central de Atendimento à Mulher: Disque 180

Serviço de Proteção de Crianças e Adolescentes com foco em violências sexuais: Disque 100

Delegacia de Combate à Exploração da Criança e do Adolescente: (85) 3101.2044

Casa da Mulher Brasileira do Ceará: (85) 3108.2931/2992

Delegacia da Defesa da Mulher de Fortaleza: (85) 3108.2950.

Fonte: Assembleia Legislativa do Ceará.