O presidente Evandro Leitão discutiu até o último momento os nomes para integrarem o colegiado. Foto: ALECE.

O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Evandro Leitão (PDT), anunciou, na abertura dos trabalhos da Casa, na manhã desta quarta-feira (25), os nomes dos membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigará possíveis irregularidades na administração de associações militares no Ceará. Por questões políticas, o PP não indicou um nome para compor o colegiado, o que foi feito pela presidência do Poder Legislativo Estadual.

O grupo deve se reunir para definir os nomes do presidente, vice-presidente e relator. No entanto, como o Blog do Edison Silva adiantou, a tendência é que Salmito Filho, do PDT, seja escolhido como o presidente da CPI. Romeu Aldigueiri (PDT) seria o nome natural para a vaga, visto ser o autor do pedido do inquérito, no entanto, segundo afirma, está impedido por presidir a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa.

O petista Elmano de Freitas tem interesse em relatar o inquérito, e deve colocar seu nome para a disputa interna. Caso isso se concretize, o parlamentar não entrará de licença, como havia sido acordado com a direção do PT, para dar lugar a suplente da coligação que o elegeu. Fernando Santana (PT) pode ser o nome da sigla a se licenciar.

Também como adiantado pelo Blog, Soldado Noélio (PROS) será o nome da oposição na CPI. Seu suplente é o também opositor Delegado Cavalcante (PTB). O MDB terá  Davi de Raimundão como titular e Edilardo Eufrásio na suplência.

Veja abaixo a composição da CPI:

*Titular (T) Suplente (S)*

Soldado Noelio (T) – Delegado Cavalcante (S)
Davi de Raimundão (T) – Edilardo Eufrásio (S)
Romeu Aldigueri (T) – Jeová Mota (S)
Salmito Filho (T) – Guilherme Landim (S)
Queiroz  Filho (T) – Oriel Nunes (S)
Augusta Brito (T) – Delegado Diego Barreto (S)
Nizo Costa  (T) – Osmar Baquit (S)
Elmano de Freitas (T) – Guilherme Sampaio (S)
Marcos Sobreira (T) – Tin Gomes (S).