Presidente da Câmara participou de reunião com representantes da Prefeitura e dos ambulantes. Foto: CMFor.

O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, o vereador Antônio Henrique (PDT), participou de encontro entre grupo da Prefeitura e representantes dos feirantes do entorno da Rua José Avelino. De acordo com o parlamentar, “é preciso baixar a poeira e encontrar um caminho seguro para que as coisas voltem a ser boas para todos”.

Na última quarta-feira (18), um confronto entre feirantes e guardas municipais próximo da Igreja da Sé, Centro de Fortaleza, resultou na morte de um feirante e ferimentos em outros. O fato repercutiu na Câmara Municipal, na sessão do mesmo dia, ensejando muitas críticas à atuação do pessoal da guarda municipal.

Henrique estava respondendo a questionamentos de vereadores da oposição, que criticaram decreto municipal publicado no Diário Oficial do Município, proibindo a realização de feiras no local até a próxima segunda-feira (23) devido às restrições sanitária para evitar a propagação do novo coronavírus.

Os opositores reclamaram da falta de diálogo da gestão com os trabalhadores e a publicação de medidas restritivas que, segundo disseram, impediam o trabalho dos ambulantes da cidade.

“Decidimos que durante esses dias quinta, sexta, sábado e domingo não haveria feira no local, inclusive, fizemos interlocução com os membros dos galpões, explicando para eles a necessidade de cessar qualquer tipo de movimento de comércio no entorno”, explicou o presidente da Casa. “A gente precisa baixar a poeira, precisamos encontrar um caminho seguro para que as coisas voltem a ser boas para todos”, defendeu.

Ele afirmou que os representantes dos comerciantes e da Prefeitura voltam a se reunir na segunda-feira (23) para receber as propostas apresentadas pelos ambulantes. “A Prefeitura vai receber essas propostas na reunião, e em cima delas, vai tentar encontrar um caminho que seja viável para ambos os lados. Se outras reuniões forem necessárias, a gente vai realizar e encontrar um meio viável para todos”, explicou.

Antônio Henrique também lamentou a morte do feirante e destacou o compromisso da Prefeitura de Fortaleza e dos órgãos competentes na apuração do caso. “É algo que ninguém gostaria que tivesse ocorrido, mas o fato ainda está sendo apurado para que o responsável seja devidamente penalizado”.

Vejo trecho do discurso do presidente da Câmara: