A proposta original, do deputado Carlos Sampaio (PSDB/SP), tratava apenas do adiamento das eleições em datas próximas a feriados. Imagem: Reprodução.

A Comissão Especial criada pela Câmara dos Deputados para analisar a Proposta de Emenda à Constituição 125/11 adiou para esta sexta-feira (06) a retomada da discussão sobre o parecer da deputada Renata Abreu (Pode/SP). O colegiado tem três reuniões marcadas: às 10 horas, 12 horas e 14 horas. Todas no plenário 8.

A proposta original, do deputado Carlos Sampaio (PSDB/SP), trata apenas do adiamento das eleições em datas próximas a feriados, item que foi mantido no texto, mas a relatora aproveitou a PEC para propor novas regras já a partir das próximas eleições.

O relatório, apresentado no mês passado, prevê a adoção do sistema eleitoral majoritário na escolha dos cargos de deputados federais e estaduais em 2022. É o chamado “distritão puro”, no qual são eleitos os mais votados, sem levar em conta os votos dados aos partidos, como acontece no atual sistema proporcional.

Pela proposta, o “distritão” será uma transição para o sistema distrital misto, a ser adotado nas eleições seguintes para Câmara dos Deputados, assembleias legislativas e câmaras municipais. O distritão é o ponto mais polêmico do parecer.

Ontem a comissão tentou votar o parecer, a reunião começou com obstrução de partidos contrários ao tema e muito bate-boca. Diante do impasse, a votação foi adiada para esta quinta, e acabou novamente adiada para sexta.

Fonte: Agência Câmara.