Em vídeo, o STF volta a desmentir notícia falsa divulgada pelo presidente da República. Foto: STF.

O Supremo Tribunal Federal publicou na quarta-feira (28) em suas redes sociais um vídeo em que tenta mais uma vez esclarecer a decisão tomada pela Corte na Ação Direta de Inconstitucionalidade 6341, que reconheceu a competência concorrente de Estados, Distrito Federal, Municípios e União na luta contra a pandemia da Covid-19.

“O STF não proibiu o governo federal de agir na pandemia! Uma mentira contada mil vezes não vira verdade!”, disse o curto texto que acompanha o vídeo, que tem 29 segundos de duração.

A iniciativa é uma evidente resposta ao presidente da República, Jair Bolsonaro, que continua afirmando que foi impedido pelo Supremo de coordenar as ações de combate à doença.

No último sábado (24), ele voltou a dizer isso em uma transmissão em uma rede social do deputado federal Eduardo Bolsonaro, seu filho.

“Se eu tivesse coordenando a pandemia, não teria morrido tanta gente”, afirmou o presidente.

No início do ano, por meio de sua Secretaria de Comunicação Social, o STF já havia desmentido o discurso presidencial. Na ocasião, a Corte ressaltou o fato de que desde o início da crise da Covid-19 está claro que todos os entes da federação – o que inclui a União, evidentemente – têm a responsabilidade de agir contra a doença.

“Na verdade, o Plenário decidiu, no início da pandemia, em 2020, que União, estados, Distrito Federal e municípios têm competência concorrente na área da saúde pública para realizar ações de mitigação dos impactos do novo coronavírus. Ou seja, conforme as decisões, é responsabilidade de todos os entes da federação adotarem medidas em benefício da população brasileira no que se refere à pandemia”, disse a nota.

O STF criou em seu portal uma seção chamada #VerdadesdoSTF, com checagens de notícias falsas divulgadas sobre a corte. O objetivo é alertar sobre a importância da verificação de informações suspeitas.

No início da manhã desta quinta-feira (29), falando para populares em frente ao Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente, Bolsonaro disse: Vou rebater logo mais a nota do Supremo Tribunal Federal de ontem dizendo que não tirou poderes meus. Isso é fake news. Uma decisão que acho que é de março ou de abril, o Supremo decidiu que as medidas restritivas impostas por governadores e prefeitos não poderiam ser modificadas por mim”.

No entanto, na live feita na noite desta quinta-feira (29) pelo presidente Jair Bolsonaro, o que se viu foi uma série de ilações sem respaldo.

Com informações do site ConJur.