25,1% preferem que Jair Bolsonaro ganhe as eleições e continue por mais 4 anos. Foto: Reprodução.

Pesquisa realizada pela CNT/MDA mostra piora da avaliação positiva do Governo Federal em relação ao levantamento realizado em fevereiro de 2021, assim como aumento da sua avaliação negativa. Em relação à aprovação pessoal do presidente Jair Bolsonaro, também se observa piora na comparação com a última pesquisa.

Sobre a gestão da pandemia de Covid-19, a avaliação da atuação dos governos estaduais continua majoritariamente positiva, enquanto a gestão do governo federal apresentou piora em relação a fevereiro. 39,0% aprovam a atuação do governo federal no combate à pandemia, enquanto 57,2% desaprovam. Outros 3,8% não sabem ou não responderam.

Para 49,0% o presidente Jair Bolsonaro é o maior responsável pela demora na vacinação contra a Covid-19, enquanto 5,6% consideram que o maior responsável é o governador do seu estado e 1,4% consideram o prefeito.

Eleições 2022

Os cenários de intenção de voto mostram vantagem para o ex-presidente Lula, que aparece à frente do presidente Jair Bolsonaro tanto na simulação para o primeiro turno, quanto para um eventual segundo turno. Observa-se parcela importante do eleitorado que deseja a vitória de um candidato que não seja ligado nem a Lula e nem a Bolsonaro. Todos os nomes avaliados apresentam elevado percentual de rejeição.

40,3% dos entrevistados preferem que Lula ganhe as eleições e volte a ser presidente, enquanto 25,1% preferem que Jair Bolsonaro ganhe as eleições e continue por mais 4 anos. Outros 30,1%: preferem que algum candidato que não seja ligado a Jair Bolsonaro, nem a Lula ganhe as eleições para presidente.

Se Ciro Gomes for candidato a presidente no ano que vem, 4,3% disseram que votariam nele com certeza e 26,2% disseram que poderiam votar nele. Por outro lado, 52,4% disseram que não votariam nele para presidente de jeito nenhum e 13,1% disseram não o conhecer ou saber quem é.

Voto Impresso

A confiança na urna eletrônica é elevada ou moderada para 64%, enquanto 34% relatam ter pouca confiança. Quando o modelo atual é confrontado com uma possível alteração para urna com impressão do voto, a maioria se mostra favorável a essa opção. 58,0% disseram ser a favor das urnas com impressão do voto, pois elas geram mais confiança nos resultados e 34,9% disseram ser contra as urnas com impressão do voto, pois o sistema atual já funciona bem.

Para os que já votaram em eleições realizadas por meio de voto em papel, 18,6% afirmaram que o grau de confiança era elevado, 31,1%, moderado e 24,8% baixo. 20,3% dos que já votaram com este sistema não confiavam neste tipo de votação.