Ex-prefeito de Fortaleza participou do programa Despolarizando do site O Cafezinho acompanhado de Brizola Neto, ex-ministro e ex-deputado federal; e de Roberto Viana Junior, presidente do Movimento Cultural Darcy Ribeiro (PDT). Foto: Reprodução.

Durante participação no programa “Despolarizando”, do site “O Cafezinho”, o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), defendeu as teses de Ciro Gomes, expostas no livro “Projeto Nacional: O dever da Esperança” escrito pelo ex-governador do Ceará.

“O Ciro reconstrói, junto com muitas outras pessoas, as ideias de Leonel Brizola, como o nacionalismo e do estado desenvolvimentista. É um novo ideal de país, passando por esses dois pilares”, cita.

Roberto lembrou que a ausência de uma política desenvolvimentista, poderá causar impactos na população brasileira, com o aumento da fome, da desigualdade social, da escassez e da concentração de renda. Ele rememorou que, dos pretensos candidatos à presidência da República, apenas Ciro tem um ideal claro e já apresentado para a população brasileira, de como resolver os problemas sociais/econômicos da Nação. Segundo o ex-gestor, Ciro estuda estas respostas há anos, com ajuda de intelectuais e economistas.

Veja trecho da fala do ex-prefeito de Fortaleza:

Além disso, o pedetista frisou o trabalho em conjunto do Governo do Ceará e da Prefeitura de Fortaleza, como na construção das Escolas em Tempo Integral e das Areninhas, ferramentas para fomentar o incentivo à cultura e modificar a vida de jovens e adultos.

Críticas a Bolsonaro

Roberto Cláudio criticou a atuação do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), rechaçando os ataques feitos pelo chefe do Executivo brasileiro ao Supremo Tribunal Federal (STF) e às instituições democráticas.

“Não podemos ceder um milímetro sequer do exercício democrático pleno, que não se resume apenas ao voto direto. Este se expressa nas nossas instituições, na participação popular dos processos, o direito à livre manifestação, fora o direito e o respeito à imprensa”, disse.

Ademais, o ex-prefeito de Fortaleza avaliou negativamente a venda de algumas estatais, realizadas “a preço de banana” pelo Governo Federal, vindo a privilegiar as classes dominantes do Brasil.

O pedetista classificou a política econômica brasileira como “liberal tosca”, “engembrada” e “incapaz” de reavivar a economia do país. “Ela erra [política econômica] nos dois caminhos – demanda e oferta. O governo paga um auxílio emergencial insuficiente, temporário e vergonhoso. Não cria programas de renda mínima. O Executivo, por outro lado, se omite de apoiar as empresas, não dando suporte nas micro e pequenas empresas para a retomada da criação de empregos”, citou.

Roberto Cláudio repudiou Bolsonaro, que não dá atenções à igualdade racial e de gênero, sendo rebaixadas para a condição de “mimimi”, num discurso “simplista, preconceituoso e maligno”. Outras ausências, como políticas de respeito aos valores socioambientais e culturais, também foram criticadas.