Plenário do TSE. Foto: Ascom/TSE.

A abertura do segundo semestre forense de 2021 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) acontecerá nesta segunda-feira (02/8) com a realização de uma sessão plenária extraordinária de julgamento por videoconferência, às 19h.

Na sequência, na mesma semana, também serão realizadas as sessões ordinárias na terça-feira (03), também às 19h, e na quinta (05), às 10h.

Na segunda-feira (02/8) marca a retomada das atividades jurisdicionais do Tribunal, que vinha atuando em regime de plantão desde o dia 2 de julho.

No âmbito administrativo, o TSE continuou trabalhando neste período na preparação das normas e sistemas que serão empregados nas Eleições Gerais de 2022. Até o fim do ano, devem ser discutidas as minutas de resoluções que normatizarão o pleito. Ainda deve ser realizada a sexta edição do Teste Público de Segurança (TPS) do Sistema Eletrônico de Votação.

Na pauta de julgamento da sessão extraordinária de abertura do semestre forense, constam dois recursos originários de Macapá (AP), da relatoria do ministro Mauro Campbell Marques, com pedido de vista do ministro Edson Fachin.

Os recursos discutem a cassação do mandato do deputado estadual José Tupinambá Pereira de Sousa (PSC), por suposta compra de votos nas Eleições Gerais de 2018. Na sessão plenária de julgamento por videoconferência do dia 15 de junho, o ministro Mauro Campbell Marques votou pelo provimento do recurso e pela manutenção do mandato do parlamentar. Na sequência, o ministro Edson Fachin antecipou pedido de vista.

Fonte: site do TSE.