Genecias encaminhou recursos para a Prefeitura de Parambu. Foto: Agência Câmara

Dois deputados federais cearenses, Genecias Noronha (Solidariedade) e Eduardo Bismarck (PDT) estão hoje (27) nas páginas do jornal O Estado de S. Paulo, na relação dos parlamentares que encaminharam recursos do Orçamento da União, para as prefeituras de seus familiares. Genecias para Parambu e Bismarck para Aracati. As liberações são questionáveis por conta da não obrigatoriedade das prefeituras de prestarem contas, como fazem em relação a outros recursos, nem tampouco precisar justificar onde o dinheiro foi aplicado.

Segundo o jornal, “O deputado federal Genecias Noronha (Solidariedade-CE) transferiu um total de R$ 8 milhões para Parambu, cidade governada pelo sobrinho, Rômulo Noronha, após aprovar a emenda no Orçamento alegando direcionamento a “todas as necessidades da população cearense”. No ano passado, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará cassou o mandato do deputado por abuso de poder político na campanha em Parambu em 2018. Genecias recorreu e continua no cargo”.

Já “O deputado Eduardo Bismarck (PDT-CE), por sua vez, enviou R$ 3,1 milhões para Aracati (CE), município onde o pai, Bismarck Maia, é prefeito. O deputado é um dos principais defensores das transferências especiais no Congresso. Em 2019, ele presidiu a comissão especial da Câmara que formulou a PEC das emendas sem carimbo. Em resposta à reportagem, ele disse que repassou o dinheiro como “agradecimento” aos votos recebidos na cidade do pai”.