Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. Foto: Senado Federal.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, informou pelas redes sociais nesta quinta-feira (08) que “está encerrado” o episódio da controvérsia entre o presidente da CPI da Covid, senador Omar Aziz (PSD/AM), e a cúpula das Forças Armadas. Pacheco afirmou ter esclarecido o “mal-entendido” em conversa com o ministro da Defesa, general Braga Netto.

Para o presidente do Senado, o caso foi fruto de uma interpretação errada de uma fala de Aziz durante a reunião da CPI na véspera. Ao mencionar a presença de militares entre os investigados por suspeitas de irregularidades na compra de vacinas pelo Ministério da Saúde, o presidente da CPI provocou uma reação veemente das Forças Armadas.

O Ministério da Defesa divulgou nota, assinada por Braga Netto e pelos comandantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica, criticando as declarações de Aziz. O presidente da CPI esclareceu no Plenário do Senado, na quarta-feira (07), que sua declaração não havia sido “generalizada”.

“Nesta manhã, tive uma conversa com o ministro da Defesa, general Braga Netto. Ressaltamos a importância do diálogo e do respeito mútuo entre as instituições, base do Estado democrático de direito, que não permite retrocessos. Deixei claro o nosso reconhecimento aos valores das Forças Armadas, inclusive éticos e morais, e afirmei, também, que a independência e as prerrogativas de parlamentares são os principais valores do Legislativo. O episódio de ontem, fruto de um mal-entendido sobre a fala do colega senador Omar Aziz, presidente da CPI, já foi suficientemente esclarecido e o assunto está encerrado”, disse.

Fonte: Agência Senado.