Representantes partidários reunidos com o presidente da Câmara, Arthur Lira. Foto: PCdoB/redes sociais.

A presidenta nacional do PCdoB e vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, e o líder do partido na Câmara, deputado Renildo Calheiros (PE), se reuniram na noite de terça-feira (06) com o presidente da Casa, deputado Arthur Lira (PP-AL), e com representantes de outros partidos de oposição, para tratar de questões relativas à Reforma Política, em especial a proposta de Federação Partidária.

“A convite do presidente Arthur Lira, estivemos — os presidentes de partidos de oposição — na Câmara dos Deputados para discutir a necessidade de votar os projetos da reforma política, como as federações partidárias, o código eleitoral, voto impresso e o sistema eleitoral”, informou Luciana em suas redes.

A presidenta do PCdoB ressaltou que o objetivo da reunião foi buscar “construir consensos”. Segundo ela, as discussões serão aprofundadas entre parlamentares e a sociedade, inclusive no período de recesso parlamentar, para que o tema venha à ordem do dia no início de agosto.

O presidente da Câmara informou que o limite para votar a Reforma Política é dia 4 de agosto, caso haja recesso. Se não houver, pode ser que ocorra antes. A tramitação em regime de urgência da Federação Partidária foi aprovada no dia 9 de junho, por 429 votos a favor e apenas 18 contra.

O líder do PCdoB na Câmara, deputado Renildo Calheiros, declarou que a Federação é a melhor “saída para o sistema partidário brasileiro”. Ele acrescentou que “é uma maneira democrática, não impositiva, não autoritária de enxugar o quadro partidário a partir das convergências programáticas, com alianças duradouras”.

Com informações do site do PCdoB.