O colegiado aprovou apenas o convite, o que deixa o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República livre para não comparecer à reunião. Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados.

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara Federal tem reunião marcada para esta quarta-feira (14) com o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Onyx Lorenzoni.

O ministro foi convidado pelo colegiado para prestar esclarecimentos sobre as ameaças feitas ao deputado Luis Miranda (DEM-DF) e ao servidor do Ministério da Saúde Luís Ricardo.

Na CPI da Covid, nesta terça-feira (13), a possibilidade de convocar Lorenzoni foi aventado pelo relator, senador Renan Calheiros, e por outros senadores.

O debate na Comissão de Fiscalização atende a requerimento do deputado Leo de Brito (PT-AC), que inicialmente pedia a convocação do ministro, o que tornaria a presença obrigatória. No entanto, o colegiado aprovou apenas o convite, o que deixa o ministro livre para não comparecer.

Leo de Brito relata notícias vinculadas pela mídia que apontam ameaças de Lorenzoni ao deputado Luiz Miranda e ao irmão dele, o servidor público Luís Ricardo, que denunciaram suspeitas de corrupção na compra, pelo Governo Federal, da vacina indiana Covaxin. De acordo com Lorenzoni, o presidente Jair Bolsonaro determinou que a Polícia Federal (PF) investigue os dois.

O debate está agendado para as 13 horas, no plenário 11.

Fonte: Câmara dos Deputados.